Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Adriano Correia
dc.date.accessioned2019-11-08T14:14:01Z
dc.date.available2019-11-08T14:14:01Z
dc.date.issued2019-05-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18858
dc.description.abstractThe present study aims to identify the main factors related to the student evasion process in order to create subsidies to reduce dropout rates, a study directed to undergraduate courses at the Federal University of Pampa - Jaguarão campus. The literature review contributed to a better understanding of the evasion phenomenon and to the choice of the data collection instrument. The students evaded from (2015 to 2017) of the 5 face-to-face courses offered at the Jaguarão campus made up the sample. For the treatment and analysis of the research data, the SPSS Statistics version 20 system was used, applying the factorial analysis using the multivariate statistical method. The determinants of student evasion were distributed in the internal or external dimensions of the Institution, with three external factors: personal vocation, socioeconomic partner, socioeconomic environment; internal factors are pedagogical requirements and institutional motives. The five variables with the highest average on the likert scale are change of interest, choice of life and/or professional indecision; for not having met my expectations; discovery of new interests and entry/option for another course; pedagogy of inefficient teachers and a lack of association between theory and practice in the disciplines. The results of the research indicate a predominance of external circumstances. However, from the findings, twelve programs/actions aimed at reducing student dropout rates at the Jaguarão campus were listed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasão discentepor
dc.subjectExpansão da educação superiorpor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectUniversidade Federal do Pampapor
dc.subjectEvasion studenteng
dc.subjectExpansion of higher educationeng
dc.subjectInstitutions of higher educationeng
dc.subjectFederal University of Pampaeng
dc.titleA perspectiva do controle da evasão discente a partir da identificação dos principais fatores: estudo de caso na Universidade Federal do Pampapor
dc.title.alternativeThe perspective of student evasion control through the identification of the main factors: study case at Federal University of Pampaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores relacionados ao processo de evasão discente a fim de criar subsídios para redução das taxas de evasão, estudo direcionado para os cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão. O levantamento bibliográfico contribuiu para melhor compreensão do fenômeno da evasão e na escolha do instrumento de coleta de dados. Os alunos evadidos de (2015 a 2017) dos 5 cursos presenciais ofertados no campus Jaguarão compuseram a amostra. Para tratamento e análise dos dados da pesquisa, foi utilizado o sistema IBM SPSS Statistics versão 20, aplicando-se a análise fatorial utilizando o método estatístico multivariado. Os fatores determinantes da evasão discente foram distribuídos nas dimensões internas ou externas à Instituição, sendo três fatores externos: vocação pessoal, sócio político econômico, ambiente sócio econômico; os fatores internos são os requisitos pedagógicos e os motivos institucionais. As cinco variáveis com maior média na escala likert são mudança de interesse, opção de vida e/ou indecisão profissional; por não ter atendido minhas expectativas; descoberta de novos interesses e ingresso/opção por outro curso; didática dos professores ineficientes e falta de associação entre teoria e prática nas disciplinas. Os resultados da pesquisa indicam um predomínio de circunstâncias externas. No entanto, a partir dos achados, foram elencados doze programas/ações voltadas para redução dos índices de evasão discente no campus Jaguarão.por
dc.contributor.advisor1Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8696471514884993por
dc.contributor.referee2Xavier, Thiago Reis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8501419228745660por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8967742515117492por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International