dc.creator | Rodrigues, Adriano Correia | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T14:14:01Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T14:14:01Z | |
dc.date.issued | 2019-05-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18858 | |
dc.description.abstract | The present study aims to identify the main factors related to the student evasion process in
order to create subsidies to reduce dropout rates, a study directed to undergraduate courses at
the Federal University of Pampa - Jaguarão campus. The literature review contributed to a
better understanding of the evasion phenomenon and to the choice of the data collection
instrument. The students evaded from (2015 to 2017) of the 5 face-to-face courses offered at
the Jaguarão campus made up the sample. For the treatment and analysis of the research data,
the SPSS Statistics version 20 system was used, applying the factorial analysis using the
multivariate statistical method. The determinants of student evasion were distributed in the
internal or external dimensions of the Institution, with three external factors: personal
vocation, socioeconomic partner, socioeconomic environment; internal factors are
pedagogical requirements and institutional motives. The five variables with the highest
average on the likert scale are change of interest, choice of life and/or professional indecision;
for not having met my expectations; discovery of new interests and entry/option for another
course; pedagogy of inefficient teachers and a lack of association between theory and practice
in the disciplines. The results of the research indicate a predominance of external
circumstances. However, from the findings, twelve programs/actions aimed at reducing
student dropout rates at the Jaguarão campus were listed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão discente | por |
dc.subject | Expansão da educação superior | por |
dc.subject | Instituições de ensino superior | por |
dc.subject | Universidade Federal do Pampa | por |
dc.subject | Evasion student | eng |
dc.subject | Expansion of higher education | eng |
dc.subject | Institutions of higher education | eng |
dc.subject | Federal University of Pampa | eng |
dc.title | A perspectiva do controle da evasão discente a partir da identificação dos principais fatores: estudo de caso na Universidade Federal do Pampa | por |
dc.title.alternative | The perspective of student evasion control through the identification of the main factors: study case at Federal University of Pampa | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores relacionados ao
processo de evasão discente a fim de criar subsídios para redução das taxas de evasão, estudo
direcionado para os cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Pampa –
campus Jaguarão. O levantamento bibliográfico contribuiu para melhor compreensão do
fenômeno da evasão e na escolha do instrumento de coleta de dados. Os alunos evadidos de
(2015 a 2017) dos 5 cursos presenciais ofertados no campus Jaguarão compuseram a amostra.
Para tratamento e análise dos dados da pesquisa, foi utilizado o sistema IBM SPSS Statistics
versão 20, aplicando-se a análise fatorial utilizando o método estatístico multivariado. Os
fatores determinantes da evasão discente foram distribuídos nas dimensões internas ou
externas à Instituição, sendo três fatores externos: vocação pessoal, sócio político econômico,
ambiente sócio econômico; os fatores internos são os requisitos pedagógicos e os motivos
institucionais. As cinco variáveis com maior média na escala likert são mudança de interesse,
opção de vida e/ou indecisão profissional; por não ter atendido minhas expectativas;
descoberta de novos interesses e ingresso/opção por outro curso; didática dos professores
ineficientes e falta de associação entre teoria e prática nas disciplinas. Os resultados da
pesquisa indicam um predomínio de circunstâncias externas. No entanto, a partir dos achados,
foram elencados doze programas/ações voltadas para redução dos índices de evasão discente
no campus Jaguarão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Grohmann, Márcia Zampieri | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6154967504992274 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8696471514884993 | por |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Thiago Reis | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8501419228745660 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8967742515117492 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |