Gestão escolar e tecnologias educacionais: construção do saber e da cidadania em uma escola de Campos Borges (RS)
Abstract
Buscou-se como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da
gestão escolar frente às inovações tecnológicas para gerir uma escola situada
no município de Campo Borges (RS)e suas repercussões na aprendizagem e
na formação da cidadania. Este estudo foi fundamentado na metodologia
qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo estudo de caso para elaborar
considerações aplicáveis e passíveis de estudo em qualquer instituição. A fim
de analisar como ocorre a construção do conhecimento e da cidadania na
escola, a sua relação com as tecnologias e os desafios que a gestão escolar
enfrenta foi organizado um questionário com perguntas abertas. Os relatos
mostraram que a construção do conhecimento ocorre com o uso de
ferramentas tecnológicas e que elas constituem em diferencial na
aprendizagem, sendo que seu uso pode ser ampliado à medida que não atinge
todos os educadores. Para isso é necessário que todos os segmentos
dacomunidade escolar tenham comprometimento em inserir as tecnologias
diariamente e percebam sua importância no contexto atual. Neste sentido a
gestão escolar possui um papel relevante, pois através do coletivo pode buscar
ações e soluções que tornem o ensino mais significativo e humano.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: