dc.contributor.advisor | Costa, Vívian Flores | |
dc.creator | Silva, Marcelo Saturnino da | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T15:15:34Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T15:15:34Z | |
dc.date.issued | 2015-12-18 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18861 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The mode of Distance Education (DE) is a milestone for education in Brazil and the
world. With the advancement of new technologies, it continues to expand
increasingly in public and private institutions, through technical, undergraduate and
graduate, becoming a reference in education for the country. The motivation here
approached theme is one of the main behavioral factors that has given people the
demand for courses in this type of education in order to achieve its objectives and
goals. This work is characterized by descriptive analysis, exploratory and
quantitative, with the overall objective to identify the motivational factors that lead
students Polo Regional Higher Education Distance Sobradinho/RS, to pursue a
course in education distance mode. From a questionnaire administered to students in
this teaching unit, we identified the motivational factors: accessibility, flexibility of
schedules and the recognition of the university. Other factors mentioned are the
three highest averages of 14 variables (Achieving higher my professional
aspirations), the variable 9 (Increase my chances of getting better jobs) and the
variable 11 (Improving my resume). One of the limitations found in this study was the
small number of questionnaires answered by students of undergraduate and
postgraduate teaching this unit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Fatores comportamentais | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Behavioural factors | eng |
dc.title | A motivação na educação a distância: um estudo de caso do polo regional de ensino superior a distância de Sobradinho/RS | por |
dc.title.alternative | Motivation in distance education: a case study of the polo regional higher education distance Sobradinho/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A modalidade de Ensino a Distância (EaD) é um marco histórico para a educação no
Brasil e no mundo. Com o avanço das novas tecnologias, ela continua expandindo
cada vez mais nas instituições públicas e privadas, através dos cursos de nível
técnico, graduação e pós-graduação, tornando-se referência em educação para as
regiões do país. A motivação, tema aqui abordado, é um dos principais fatores
comportamentais que tem proporcionado as pessoas a procura pelos cursos, nesta
modalidade de ensino, a fim de atingir seus objetivos e metas. O presente trabalho é
caracterizado por análise descritiva, exploratória e quantitativa, tendo por objetivo
geral, identificar os fatores motivacionais que levam os alunos do Polo Regional de
Ensino Superior a Distância de Sobradinho/RS, a buscar um curso na modalidade
de educação a distância. A partir de um questionário aplicado aos alunos nesta
unidade de ensino, identificaram-se os fatores motivacionais: acessibilidade,
flexibilidade de horários e o reconhecimento da universidade. Outros fatores
apontados, estão nas três maiores médias das variáveis 14 (Atingir minhas mais
altas as aspirações profissionais), na variável 9 (Aumentar minhas chances de
conseguir melhores empregos) e a variável 11 (Melhorar o meu currículo). Uma das
limitações encontrada neste trabalho, foi o pequeno número de questionários
respondidos pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação desta unidade
de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |