Processos formativos de um professor de educação física na educação infantil - algumas reflexões
Resumo
O presente trabalho, versa sobre os processos formativos de um professor de Educação Física na Educação Infantil, tem como objetivo compreender o processo formativo inicial de um professor de educação física que atua na educação infantil, buscando uma aproximação com sua formação pessoal e profissional ao longo da sua trajetória de vida Configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base nos estudos desenvolvidos por Thomas e Nelson (2002), através do Método Estudo de Caso. Como instrumento de coleta de informações utilizou-se entrevista semi-estruturada aplicada a um professor de Educação Física na Educação Infantil. O referencial teórico baseou-se autores que pesquisam esse assunto, entre eles Ayoub (2001), Benjamim (1984), Oliveira Formosinho(2002), Nóvoa (1992;1995), Retondar (1995),Tardif (2002). As reflexões acerca dos entendimentos do professor entrevistado levaram a perceber que o processo formativo inicial veio a contribuir sim para sua formação pessoal e profissional, pois se entende que os saberes do professor aos serem vivenciados transformam em saberes construídos na experiência, e refletem a pessoa do ser professor.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: