O adulto com deficiência no contexto da gestão educacional: ações, programas e possibilidades
Abstract
Este trabalho monográfico tem como temática central o adulto com deficiência no contexto educacional, cuja pertinência encontra-se, especialmente, na falta de divulgação e de conhecimento aprofundado acerca da situação social e educacional desse segmento da sociedade. O objetivo geral se refere a “analisar as principais ações, programas e possibilidades educativas referentes ao adulto com deficiência no contexto da gestão educacional no Brasil”. Os objetivos específicos, assim estão delineados: a) Realizar um estudo acerca da situação dos adultos com deficiência no contexto educacional, perpassando pela história e respectivas políticas públicas à luz da legislação pertinente e programas governamentais. b) Reconhecer as principais ações e programas socioeducacionais referentes ao adulto com deficiência no contexto brasileiro; c) Problematizar a conjuntura dos limites e das possibilidades educacionais relacionadas ao adulto com deficiência no contexto da gestão educacional. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica. A análise dos dados obtidos efetivou-se a partir da apreciação crítica das informações coletadas que pudessem disponibilizar conhecimentos pertinentes relativos ao contexto educacional do adulto com deficiência no Brasil, com o intuito de apresentar argumentos consistentes para uma profícua discussão do tema. Conclui-se que as possibilidades que efetivam a melhoria da qualidade de vida das pessoas adultas com deficiência são inúmeras, porém é a sociedade brasileira que realmente às tormam realidade através de ações concretas, acolhimento e respeito às pessoas com deficiência como indivíduos capazes de serem cidadãos, e assim contribuam para uma sociedade mais igual e justa em oportunidades.
Collections
- Gestão Educacional [289]
The following license files are associated with this item: