dc.contributor.advisor | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.creator | Rieffel, Renata Saldanha | |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:55:44Z | |
dc.date.available | 2019-11-11T12:55:44Z | |
dc.date.issued | 2015-01-05 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18877 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2015.. | por |
dc.description.abstract | This monographic work had as the main subject the adults with disabilities in the educational context, especially, because there are no disclosure and depth knowledge about the social and educational status of this part of society. The general objective is "to analyze the main actions, programs and educational possibilities for the adult with disabilities in the context of education management in Brazil". The specific objectives are: a) To research about the disabled adult situation in the educational context, passing through the history of public initiatives, the legislation and government programs. b) To identify the main social and educational programs and actions for the disabled adult in the Brazilian context. c) To analyze the situation of the limits and educational possibilities about the adult with disabilities in the educational management context. A bibliographic research was developed. The data analysis were accomplished through the detailed examination of the information collected that may provide relevant knowledge on the educational context of adult with disabilities in Brazil, in order to present consistent arguments for a useful discussion on the topic. It can be concluded that really there are many possibilities what makes better the quality of life of the grow people with disabilities, although the Brazilian society that really become it with real actions, receptiveness and respect to all people with disabilities as capable to be a citizen, contributing for a society more righteous and with more equal opportunities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Adultos com deficiência | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Ações governamentais | por |
dc.subject | Adults with disabilities | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Government actions | eng |
dc.title | O adulto com deficiência no contexto da gestão educacional: ações, programas e possibilidades | por |
dc.title.alternative | The adult with desabilities in the context of educational management: actions, programs and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem como temática central o adulto com deficiência no contexto educacional, cuja pertinência encontra-se, especialmente, na falta de divulgação e de conhecimento aprofundado acerca da situação social e educacional desse segmento da sociedade. O objetivo geral se refere a “analisar as principais ações, programas e possibilidades educativas referentes ao adulto com deficiência no contexto da gestão educacional no Brasil”. Os objetivos específicos, assim estão delineados: a) Realizar um estudo acerca da situação dos adultos com deficiência no contexto educacional, perpassando pela história e respectivas políticas públicas à luz da legislação pertinente e programas governamentais. b) Reconhecer as principais ações e programas socioeducacionais referentes ao adulto com deficiência no contexto brasileiro; c) Problematizar a conjuntura dos limites e das possibilidades educacionais relacionadas ao adulto com deficiência no contexto da gestão educacional. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica. A análise dos dados obtidos efetivou-se a partir da apreciação crítica das informações coletadas que pudessem disponibilizar conhecimentos pertinentes relativos ao contexto educacional do adulto com deficiência no Brasil, com o intuito de apresentar argumentos consistentes para uma profícua discussão do tema. Conclui-se que as possibilidades que efetivam a melhoria da qualidade de vida das pessoas adultas com deficiência são inúmeras, porém é a sociedade brasileira que realmente às tormam realidade através de ações concretas, acolhimento e respeito às pessoas com deficiência como indivíduos capazes de serem cidadãos, e assim contribuam para uma sociedade mais igual e justa em oportunidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |