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dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorRieffel, Renata Saldanha
dc.date.accessioned2019-11-11T12:55:44Z
dc.date.available2019-11-11T12:55:44Z
dc.date.issued2015-01-05
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18877
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2015..por
dc.description.abstractThis monographic work had as the main subject the adults with disabilities in the educational context, especially, because there are no disclosure and depth knowledge about the social and educational status of this part of society. The general objective is "to analyze the main actions, programs and educational possibilities for the adult with disabilities in the context of education management in Brazil". The specific objectives are: a) To research about the disabled adult situation in the educational context, passing through the history of public initiatives, the legislation and government programs. b) To identify the main social and educational programs and actions for the disabled adult in the Brazilian context. c) To analyze the situation of the limits and educational possibilities about the adult with disabilities in the educational management context. A bibliographic research was developed. The data analysis were accomplished through the detailed examination of the information collected that may provide relevant knowledge on the educational context of adult with disabilities in Brazil, in order to present consistent arguments for a useful discussion on the topic. It can be concluded that really there are many possibilities what makes better the quality of life of the grow people with disabilities, although the Brazilian society that really become it with real actions, receptiveness and respect to all people with disabilities as capable to be a citizen, contributing for a society more righteous and with more equal opportunities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdultos com deficiênciapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectAções governamentaispor
dc.subjectAdults with disabilitieseng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectGovernment actionseng
dc.titleO adulto com deficiência no contexto da gestão educacional: ações, programas e possibilidadespor
dc.title.alternativeThe adult with desabilities in the context of educational management: actions, programs and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como temática central o adulto com deficiência no contexto educacional, cuja pertinência encontra-se, especialmente, na falta de divulgação e de conhecimento aprofundado acerca da situação social e educacional desse segmento da sociedade. O objetivo geral se refere a “analisar as principais ações, programas e possibilidades educativas referentes ao adulto com deficiência no contexto da gestão educacional no Brasil”. Os objetivos específicos, assim estão delineados: a) Realizar um estudo acerca da situação dos adultos com deficiência no contexto educacional, perpassando pela história e respectivas políticas públicas à luz da legislação pertinente e programas governamentais. b) Reconhecer as principais ações e programas socioeducacionais referentes ao adulto com deficiência no contexto brasileiro; c) Problematizar a conjuntura dos limites e das possibilidades educacionais relacionadas ao adulto com deficiência no contexto da gestão educacional. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica. A análise dos dados obtidos efetivou-se a partir da apreciação crítica das informações coletadas que pudessem disponibilizar conhecimentos pertinentes relativos ao contexto educacional do adulto com deficiência no Brasil, com o intuito de apresentar argumentos consistentes para uma profícua discussão do tema. Conclui-se que as possibilidades que efetivam a melhoria da qualidade de vida das pessoas adultas com deficiência são inúmeras, porém é a sociedade brasileira que realmente às tormam realidade através de ações concretas, acolhimento e respeito às pessoas com deficiência como indivíduos capazes de serem cidadãos, e assim contribuam para uma sociedade mais igual e justa em oportunidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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