Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Cati Reckelberg
dc.creatorRosa, Cristian Leandro Lopes da
dc.date.accessioned2019-11-11T13:18:44Z
dc.date.available2019-11-11T13:18:44Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18878
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research presents as study subject the subproject PIBID Physical Education: Pedagogical work of Physical Education and Pedagogy in Years Elementary School initials. The objective is to analyze the implications of the sub-project mentioned above in acting and continuing education supervisory teachers of Physical Education. To achieve this purpose three collaboration was obtained (3) supervisory teachers from public schools in Santa Maria/RS. For its realization, we used descriptive documentary and exploratory research. The methodological instrument used was a questionnaire directed supervisory. The research it was established that the PIBID was consolidated definitely in Brazil from its addendum in the LDB 9.394 / 1996. Empirical data have revealed that the work done by them and the initiation scholarship to teaching is being extremely necessary and has contributed both in the training of supervisors, as in the training of school children. It can be seen that as engage with PIBID the supervisory teachers promote continuity in the training itself. Finally, we trust that the relationship established between universities and public schools, is a key part in the teaching-learning of all involved in PIBID.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titleO PIBID educação física nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta como temática de estudo o subprojeto PIBID Educação Física: Trabalho pedagógico da Educação Física e da Pedagogia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo consiste em analisar as implicações do subprojeto citado anteriormente na atuação e formação continuada de professoras supervisoras de Educação Física. Para atingir o objetivo proposto obteve-se a colaboração de três (3) professoras supervisoras de escolas públicas de Santa Maria/RS. Para sua realização, utilizamos pesquisa documental e exploratória descritiva. O instrumento metodológico utilizado foi um questionário com questões direcionadas as supervisoras. A pesquisa permitiu constatar que o PIBID consolidou-se definitivamente em território nacional a partir do seu adendo na LDB 9.394/1996. Os dados empíricos permitiram descobrir que o trabalho desenvolvido por elas e pelos bolsistas de iniciação à docência está sendo extremamente necessário e vem contribuindo tanto na formação das supervisoras, quanto na formação dos alunos das escolas. Percebe-se que à medida que se envolvem com o PIBID, as professoras supervisoras promovem continuidade na própria formação. Por fim, confiamos que a relação estabelecida entre a universidade e as escolas públicas, é peça fundamental no processo ensino-aprendizagem de todos os envolvidos no PIBID.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto