A educação ambiental como ferramenta de inclusão social
Abstract
O consumo desenfreado dos recursos não renováveis, o consumismo das classes
emergentes, o sistema capitalista que coloca as grandes populações as margens da
miséria por consumir menos energia, toda essa problemática faz com que a sociedade
atual exija cidadãos mais participativos, conscientizados e responsáveis pelo meio em
que vivem. Neste sentido, a educação ambiental poderá incorporar uma perspectiva
inclusão social para os sujeitos sociais, permitindo o educador estabelecer uma prática
pedagógica contextualizada e crítica, que explicita os problemas estruturais de nossa
sociedade, através da educação popular, uma educação com transdisciplinaridade e
holismo, isto é, uma educação sem a fragmentação do conhecimento que tenha conexão
com as outras disciplinas e com o cotidiano dos estudantes. E que a ecopedagogia possa
ser fundamental para a construção da sustentabilidade econômica, política, social e
passe para a sociedade atitudes e valores ecologicamente corretos. Que os educadores
usem a ecopedagogia como um modo de formação dos estudantes para viverem em
sociedade, e inserindo o mesmo no meio em que vive, tendo em vista melhoria da
qualidade de vida da comunidade. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a
implantação do subprojeto Arquitetos do Saber na escola Estadual de Ensino
Fundamental Honorato de Souza Santos, cujo objetivo foi demonstrar como a Educação
Ambiental pode servir como ferramenta de inclusão social na comunidade do Passo da
Areia, município de Cachoeira do Sul.
A metodologia utilizou-se de um estudo de caso, ao qual foi aplicado um questionário
aberto aos alunos pais e professores da Escola Honorato de Souza Santos e ainda um
Estudo Documental na Secretaria de Trabalho e Assistência Social do município.
Se constatou que a Educação Ambiental, Educação Popular e a Ecopedagogia embora
não estejam inseridas no currículo escolar da escola Honorato de Souza Santos estão
presentes em todas as disciplinas após a implantação do subprojeto Arquitetos do Saber,
os professores possuem uma boa qualificação facilitando o entendimento dos alunos e
que houve mudanças na rotina da escola através das oficinas, palestras e visitas a
Universidade Federal de Santa Maria. Os alunos da escola Honorato de Souza Santos
localizada no Passo da Areia, município de Cachoeira do Sul não participam na sua
totalidade do Programa Bolsa Família e os pais da maioria deles trabalham na extração
de madeira.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]