Mostrar registro simples

dc.creatorMaculan, Calusa Grendene
dc.date.accessioned2019-11-11T15:43:47Z
dc.date.available2019-11-11T15:43:47Z
dc.date.issued2019-03-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18884
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the working conditions of teachers of a Federal Institution of Higher Education, based on the decent work criteria of the International Labor Organization. To achieve this purpose, the following specific objectives were formulated: a) To analyze the teachers' perception of their responsibilities under the concept of Decent Work defined by the ILO; and b) Identify which decent work criteria established by the ILO are best served by the Federal Institution of Higher Education studied. Thus, a research of descriptive nature was carried out, using a quantitative approach. The data were collected from the application of a closed research instrument that covers issues related to decent work, elaborated by Duffy et al. (2017), as well as questions related to the profile of the respondents. The analysis of the data collected was based on descriptive statistics and exploratory factor analysis, in addition to Cronbach's Alpha. The situation found during the study at IFES demonstrates an adequacy to the general terms of decent work, but has to evolve in search of more ideal conditions. The main points of fragility are free time, destined for rest and leisure. It is hoped that the results of this research can contribute both theoretically, adding to the national literature studies that contemplate the topic of decent work for teachers, as in practice, in the management of educational institutions, which can, by better understanding the theme, outline strategies that help teachers in the search for a job closer to the decent.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho decentepor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectOITpor
dc.subjectDecent workeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectILOeng
dc.titleTrabalho decente docente: um estudo em uma Instituição Federal de Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeDecent work: a study in a Federal Institution of Higher Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior, com base nos critérios de trabalho decente da Organização Internacional do Trabalho. Para o alcance desse propósito, formularam-se os seguintes objetivos específicos: a) Analisar a percepção dos professores acerca de suas atribuições sob a ótica do conceito de Trabalho Decente definido pela OIT; e b) Identificar quais critérios de trabalho decente estabelecidos pela OIT são melhor atendidos pela Instituição Federal de Ensino Superior estudada. Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, com o emprego de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um instrumento de pesquisa fechado que abarca questões referentes ao trabalho decente, elaboradas por Duffy et al. (2017), além de questões relativas ao perfil dos respondentes. A análise dos dados coletados decorreu de estatísticas descritivas e análise fatorial exploratória, além do Alfa de Cronbach. A situação encontrada durante o estudo na IFES demonstra uma adequação aos termos gerais do trabalho decente, havendo, todavia, que evoluir em busca de condições mais ideais. Os principais pontos de fragilidade são o tempo livre, destinado ao descanso e ao lazer. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir tanto teoricamente, acrescentando à literatura nacional estudos que contemplem o tema trabalho decente docente, como na prática, na gestão das instituições de ensino, podendo estas, ao compreender melhor o tema, traçar estratégias que auxiliem os docentes na busca de um trabalho mais próximo do decente.por
dc.contributor.advisor1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6101538332418762por
dc.contributor.referee1Kneipp, Jordana Marques
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6222478647388362por
dc.contributor.referee2Soares, Isabel Teresinha Dutra
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831398045653663por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6608521806494056por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International