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dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorRossato, Natielle Martins
dc.date.accessioned2019-11-12T13:27:42Z
dc.date.available2019-11-12T13:27:42Z
dc.date.issued2019-08-15
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18897
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study aims to discuss the contributions and challenges of Problematization Methodology for the construction of Attitudinal Knowledge regarding environmental challenges. To achieve this proposal, an action research was conducted with students from sixth to ninth grade of elementary school in a city in Santa Maria, RS. Thus, firstly, a conceptual discussion about the interrelationship between man and nature was approached, as well as the problematization methodology according to the Maguerez Arc and its relation with the possibilities of the development of Attitudinal Knowledge regarding the environmental challenges, a concept approached by throughout the discussion. Then, the stages on which the problematization Methodology is based were elucidated, and aspects of Environmental Education in the school environment that relate to the active instruments of that methodology are discussed and the possibility of developing attitudes such as learning to listen, to argue, to position themselves, to live in groups, to respect individual differences and the opinion of others stimulated through discussions developed through the Maguerez arch in order to encourage and promote criticality, citizen participation and environmental sustainability. The results obtained in this study positively influence the participants 'environmental attitudes as well as their knowledge of the environment, although challenges regarding the students' previous knowledge about the subject made it difficult to study some steps.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConhecimento atitudinalpor
dc.subjectProblemáticas ambientaispor
dc.subjectMetodologia da problematizaçãopor
dc.subjectAttitudinal knowledgeeng
dc.subjectEnvironmental issueseng
dc.subjectProblematization methodologyeng
dc.titleA metodologia da problematização no contexto local: contribuições e desafios para a construção do conhecimento atitudinalpor
dc.title.alternativeThe problemmatization methodology in the local context: contributions and challenges to building attitudinal knowledgeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo discutir as contribuições e os desafios da Metodologia da Problematização para a construção do Conhecimento Atitudinal quanto aos desafios ambientais. Para atingir tal proposta, foi realizada uma pesquisa ação com estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Santa Maria, RS. Dessa forma, primeiramente, foi abordada uma discussão conceitual acerca da inter-relação homem e natureza, como também a metodologia da problematização conforme o Arco de Maguerez e sua relação com as possibilidades do desenvolvimento do Conhecimento Atitudinal quanto aos desafios ambientais, conceito esse abordado ao longo da discussão. Em seguida, foram elucidadas as etapas em que se baseia a Metodologia da Problematização, sendo discutidos aspectos da Educação Ambiental no ambiente escolar que se relacionam com os instrumentos ativos da referida metodologia e a possibilidade do desenvolvimento de atitudes como aprender a ouvir, a argumentar, a posicionar-se, a conviver em grupo, a respeitar as diferenças individuais e a opinião do outros estimulados por meio de discussões desenvolvidas por meio do arco de Maguerez a fim de se incentivar e promover a criticidade, participação cidadã e a sustentabilidade ambiental. Os resultados obtidos neste estudo influenciam positivamente as atitudes ambientais dos participantes bem como os seus conhecimentos em relação ao meio ambiente, embora se percebeu desafios quanto ao conhecimento prévio dos educandos sobre o assunto dificultaram algumas etapas do estudo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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