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dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorGross, Jaqueline Daniele
dc.date.accessioned2016-07-12T13:03:05Z
dc.date.available2016-07-12T13:03:05Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1891
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidadepor
dc.titleA participação e o compartilhamento de decisões e ações na gestão: repercussões à democratização da escola públicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou verificar se a participação e o compartilhamento coletivo de decisões e ações pela comunidade escolar repercutem na democratização da escola pública. Para atingir tal objetivo, optou-se em desenvolver um estudo de caso de abordagem qualitativa, em que foi aplicado um questionário com perguntas abertas para uma representatividade professores, funcionários, pais e gestores de uma escola de Educação Infantil do Município de Três Passos/RS. Com os resultados da pesquisa pode-se verificar que realmente a escola básica precisa contar com a participação, o compartilhamento de decisões e o comprometimento na consecução de ações dos segmentos escolares, para que possa ser considerada uma escola democrática. O principal meio para que estes princípios de participação, coletividade e autonomia se concretize se dá pelos mecanismos de democratização na escola, entre eles a construção e implementação participativa e compartilhada do Projeto Político Pedagógico, a Eleição Direta de Diretores, a existência e a proatividade dos Órgãos Colegiados, assim como a Autonomia Financeira que está diretamente relacionada aos três primeiros mecanismos já citados. Constatou-se pelas contribuições dos pesquisados que a participação da e na comunidade escolar, não é um caminho fácil, mas que se constrói conjuntamente, no qual se precisa refletir sobre os problemas e potencialidades da realidade escolar, mas que se houver participação efetiva podem ser definidas prioridades e ações para que se efetive processos administrativos, pedagógicos e financeiros em prol da educação de qualidade na escola básica. Conclui-se que todos são responsáveis, para a criação e manutenção de processos educacionais na escola, não sendo a gestão escolar somente responsabilidade do diretor e do coordenador pedagógico; a democratização do ensino apenas será possível, quando superarmos as práticas autoritárias que permeiam as práticas educativas, e estas serem substituídas por processos de participação coletiva, que favoreçam o desenvolvimento humano e a construção da cidadania, oferecendo novas possibilidades de olhares e ações educativas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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