Currículo inovador: saberes e fazeres
Resumo
A presente pesquisa “Currículo Inovador: Saberes e Fazeres” reflete acerca do movimento emergente, envolvendo inovações, mediações sócio culturais, sempre abertas e inacabadas, vivenciadas em uma escola brasileira. Estabeleceu-se como problema de pesquisa: “Como se configuram os processos da organização curricular do Projeto Âncora de São Paulo?”. Como objetivo geral, propôs-se analisar a articulação teórico prática dos Currículos da Escola Projeto Âncora. Como objetivos específicos: Estudar as tendências pedagógicas para compreender qual tendência compõe o currículo da Escola Projeto Âncora, assim como estudar as teorias do currículo e os paradigmas educacionais, refletindo sobre suas imbricações; Compreender como se configuram os processos vivenciados neste Projeto; bem como, conhecer os diferentes contextos educativos, com vistas à ressignificações de saberes e fazeres curriculares emergentes. Como dispositivo teórico destaca-se Pacheco (2014, 2015), Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2013), Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998), Silva (2013) e Moreira e Silva (2002). Dentre os autores brasileiros referenciados, destaca-se Freire (2011) propondo uma educação problematizadora. Partindo de metodologia qualitativa e análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizou-se entrevista semi-estruturada com um educador e uma educanda. Conclui-se que a Escola Projeto Âncora apresenta um currículo emergente, em processo de constante reconstrução coletiva, buscando uma educação de qualidade, mobilizando a autonomia, a criticidade e a felicidade através dos saberes e fazeres emergentes. Assim, percebe-se que a tendência pedagógica da Escola Projeto Âncora aproxima-se da abordagem sociocultural de Paulo Freire, imbricada com o paradigma educacional emergente.
Coleções
- Gestão Educacional [298]
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