Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorPaiva, Juliana Vaz
dc.date.accessioned2019-11-14T12:59:36Z
dc.date.available2019-11-14T12:59:36Z
dc.date.issued2019-08-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18929
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present research “Innovative Curriculum: Knowledge and Practices” reflects on the emerging movement, involving innovations, always open and unfinished socio-cultural mediations, experienced in a Brazilian school. The following research problem was established: “How are the processes of the curricular organization of the Projeto Âncora from São Paulo configured?”. As a general objective, it was proposed to analyze the practical theoretical articulation of the Escola Projeto Âncora’s curriculum. As specific objectives: To study the pedagogical tendencies to understand which tendency compose the Escola Projeto Âncora curriculum, as well as to study the theories of the curriculum and the educational paradigms, reflecting on their implications; Understand how the processes experienced in this Project are configured; as well as, to know the different educational contexts, with a view to the resignification of knowledge and emerging curricular doings. As theoretical device stands out Pacheco (2014, 2015), Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2013), Gimeno Sacristán and Pérez Gómez (1998), Silva (2013) and Moreira e Silva (2002). Among the Brazilian authors referenced, Freire (2011) stands out proposing a problematizing education. Based on qualitative methodology and content analysis by Bardin (1977), a semi-structured interview with an educator and a student was used. It is concluded that the Escola Projeto Âncora presents an emerging curriculum, in the process of constant collective reconstruction, seeking a quality education, mobilizing autonomy, criticality and happiness through emerging knowledge and practices. Thus, it is clear that the pedagogical tendency of Escola Projeto Âncora is close to Paulo Freire's sociocultural approach, intertwined with the emerging educational paradigm.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola projeto âncorapor
dc.subjectCurrículo emergentepor
dc.subjectSaberes e fazerespor
dc.subjectEmerging curriculumeng
dc.subjectKnowledge and practiceseng
dc.titleCurrículo inovador: saberes e fazerespor
dc.title.alternativeInnovative curriculum: knowledge and practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa “Currículo Inovador: Saberes e Fazeres” reflete acerca do movimento emergente, envolvendo inovações, mediações sócio culturais, sempre abertas e inacabadas, vivenciadas em uma escola brasileira. Estabeleceu-se como problema de pesquisa: “Como se configuram os processos da organização curricular do Projeto Âncora de São Paulo?”. Como objetivo geral, propôs-se analisar a articulação teórico prática dos Currículos da Escola Projeto Âncora. Como objetivos específicos: Estudar as tendências pedagógicas para compreender qual tendência compõe o currículo da Escola Projeto Âncora, assim como estudar as teorias do currículo e os paradigmas educacionais, refletindo sobre suas imbricações; Compreender como se configuram os processos vivenciados neste Projeto; bem como, conhecer os diferentes contextos educativos, com vistas à ressignificações de saberes e fazeres curriculares emergentes. Como dispositivo teórico destaca-se Pacheco (2014, 2015), Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2013), Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998), Silva (2013) e Moreira e Silva (2002). Dentre os autores brasileiros referenciados, destaca-se Freire (2011) propondo uma educação problematizadora. Partindo de metodologia qualitativa e análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizou-se entrevista semi-estruturada com um educador e uma educanda. Conclui-se que a Escola Projeto Âncora apresenta um currículo emergente, em processo de constante reconstrução coletiva, buscando uma educação de qualidade, mobilizando a autonomia, a criticidade e a felicidade através dos saberes e fazeres emergentes. Assim, percebe-se que a tendência pedagógica da Escola Projeto Âncora aproxima-se da abordagem sociocultural de Paulo Freire, imbricada com o paradigma educacional emergente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto