dc.creator | Vasconcellos, Cristine Schüssler de | |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T15:39:33Z | |
dc.date.available | 2019-11-14T15:39:33Z | |
dc.date.issued | 2019-06-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18934 | |
dc.description.abstract | This master’s dissertation operates with the concepts of multiplicity and collective agency (DELEUZE; GUATTARI, 2011, 2012), in order to think the productions developed with the students of Estágios Curriculares Supervisionados III and IV in the Licenciatura em Artes Visuais majer at Universidade Federal de Santa Maria, RS. In these agencies, happening in the collective, the Pedagogical Practice Diaries, DPPs (OLIVEIRA, 2014), were elected as materiality, paying attention to the possible interlocutions and contributions regarding teacher production and research in education and arts. Thinking with a philosophy of differences in order to compose a writing among the encounters with signs, affections and crossings of a collective (DELEUZE, 2010). Presenting as a problematic: “how the collective agencies, the signs and multiplicities of a ‘group’ can cross the pedagogical practice diaries and compose with teacher production and research in education and arts?” This research articulates with the autoethnography method, from the studies of Versiani (2005). By thinking and observing the collective agencies, the encounter with signs and multiplicities of a ‘group’ with Pedagogical Practice Diaries, it was possible to map the connections that are produced in between, moving the thinking amongst the collective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Agenciamentos coletivos | por |
dc.subject | Signos | por |
dc.subject | Multiplicidade | por |
dc.subject | Docência em artes visuais | por |
dc.subject | Diários da prática pedagógica | por |
dc.subject | Collective agencies | eng |
dc.subject | Signs | eng |
dc.subject | Multiplicity | eng |
dc.subject | Teaching in visual arts | eng |
dc.subject | Pedagogical practice diaries | eng |
dc.title | ‘Entre’ multiplicidades de um coletivo: sobre a produção de diários da prática pedagógica | por |
dc.title.alternative | ‘Among’ multiplicities of a collective: about the production of pedagogical practive diaries | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado opera com os conceitos de multiplicidade e agenciamentos coletivos (DELEUZE; GUATTARI, 2011, 2012); de modo a pensar as produções desenvolvidas junto aos estudantes dos Estágios Curriculares Supervisionados III e IV do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Nesses agenciamentos que se dão no coletivo, elegeu-se como materialidade os Diários da Prática Pedagógica, DPPs (OLIVEIRA, 2014), atentando para as possíveis interlocuções e contribuições na produção docente e na pesquisa em educação e artes. Pensa-se com as filosofias da diferença para compor uma escrita em meio aos encontros com signos, com os afetos e com os atravessamentos de um coletivo (DELEUZE, 2010). Apresenta-se como problemática: como os agenciamentos coletivos, os signos e as multiplicidades de um ‘bando’ podem atravessar os diários da prática pedagógica e compor com a produção docente e a pesquisa em educação e artes? Articula-se essa pesquisa ao método da autoetnografia, a partir dos estudos de Versiani (2005). Ao pensar e espreitar os agenciamentos coletivos, o encontro com signos e as multiplicidades de um ‘bando’ junto aos Diários da Prática Pedagógica, foi possível cartografar as conexões que se produzem no entre, movimentando o pensamento em meio ao coletivo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee1 | Vaz, Tamiris | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5063876645938107 | por |
dc.contributor.referee2 | Cardonetti, Vivien Kelling | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649742737541059 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3465624500858844 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |