Mostrar registro simples

dc.creatorVasconcellos, Cristine Schüssler de
dc.date.accessioned2019-11-14T15:39:33Z
dc.date.available2019-11-14T15:39:33Z
dc.date.issued2019-06-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18934
dc.description.abstractThis master’s dissertation operates with the concepts of multiplicity and collective agency (DELEUZE; GUATTARI, 2011, 2012), in order to think the productions developed with the students of Estágios Curriculares Supervisionados III and IV in the Licenciatura em Artes Visuais majer at Universidade Federal de Santa Maria, RS. In these agencies, happening in the collective, the Pedagogical Practice Diaries, DPPs (OLIVEIRA, 2014), were elected as materiality, paying attention to the possible interlocutions and contributions regarding teacher production and research in education and arts. Thinking with a philosophy of differences in order to compose a writing among the encounters with signs, affections and crossings of a collective (DELEUZE, 2010). Presenting as a problematic: “how the collective agencies, the signs and multiplicities of a ‘group’ can cross the pedagogical practice diaries and compose with teacher production and research in education and arts?” This research articulates with the autoethnography method, from the studies of Versiani (2005). By thinking and observing the collective agencies, the encounter with signs and multiplicities of a ‘group’ with Pedagogical Practice Diaries, it was possible to map the connections that are produced in between, moving the thinking amongst the collective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgenciamentos coletivospor
dc.subjectSignospor
dc.subjectMultiplicidadepor
dc.subjectDocência em artes visuaispor
dc.subjectDiários da prática pedagógicapor
dc.subjectCollective agencieseng
dc.subjectSignseng
dc.subjectMultiplicityeng
dc.subjectTeaching in visual artseng
dc.subjectPedagogical practice diarieseng
dc.title‘Entre’ multiplicidades de um coletivo: sobre a produção de diários da prática pedagógicapor
dc.title.alternative‘Among’ multiplicities of a collective: about the production of pedagogical practive diarieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado opera com os conceitos de multiplicidade e agenciamentos coletivos (DELEUZE; GUATTARI, 2011, 2012); de modo a pensar as produções desenvolvidas junto aos estudantes dos Estágios Curriculares Supervisionados III e IV do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Nesses agenciamentos que se dão no coletivo, elegeu-se como materialidade os Diários da Prática Pedagógica, DPPs (OLIVEIRA, 2014), atentando para as possíveis interlocuções e contribuições na produção docente e na pesquisa em educação e artes. Pensa-se com as filosofias da diferença para compor uma escrita em meio aos encontros com signos, com os afetos e com os atravessamentos de um coletivo (DELEUZE, 2010). Apresenta-se como problemática: como os agenciamentos coletivos, os signos e as multiplicidades de um ‘bando’ podem atravessar os diários da prática pedagógica e compor com a produção docente e a pesquisa em educação e artes? Articula-se essa pesquisa ao método da autoetnografia, a partir dos estudos de Versiani (2005). Ao pensar e espreitar os agenciamentos coletivos, o encontro com signos e as multiplicidades de um ‘bando’ junto aos Diários da Prática Pedagógica, foi possível cartografar as conexões que se produzem no entre, movimentando o pensamento em meio ao coletivo.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Vaz, Tamiris
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063876645938107por
dc.contributor.referee2Cardonetti, Vivien Kelling
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649742737541059por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3465624500858844por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International