Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Inês Farias
dc.creatorBender, Rosiane Thurow
dc.date.accessioned2019-11-18T12:09:07Z
dc.date.available2019-11-18T12:09:07Z
dc.date.issued2015-12-12
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18942
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper presents a proposal for an experimental activity addressing concepts of mass, volume and density, based on everyday problem solving and having several manipulable materials as support. This proposal was applied with a 3rd year class of High School in a rural school at São Lourenço do Sul - RS, consisting of 19 students. This paper attempted to address in a practical way the concepts of mass, volume and density in order to lead the students to see the relation between these concepts and their differences. The problem-solving strategy and the use of different resources for the activities allowed greater interaction among students, so that they could exchange ideas, reflect and conjecture results as the questions were being exposed. We believe proposals of this nature when well planned are likely to contribute to the teaching and learning of various mathematical contents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectMateriais manipuláveispor
dc.subjectProblems solvingeng
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectManipulativeseng
dc.titleUma abordagem experimental envolvendo massa, volume e densidadepor
dc.title.alternativeAn experimental approach involving mass, volume and densityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática para o Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de atividade experimental abordando conceitos de massa, volume e densidade, alicerçada na resolução de problemas do cotidiano e tendo alguns materiais manipuláveis como suporte. Esta proposta foi aplicada junto a uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola rural do município de São Lourenço do Sul - RS, composta por 19 alunos. Buscou-se neste trabalho abordar de forma prática os conceitos de massa, volume e densidade, a fim de conduzir os alunos a perceberem as relações entre esses conceitos, bem como suas diferenças. A estratégia de resolução de problemas e a utilização de diferentes recursos durante as atividades permitiram uma interação maior entre os alunos, fazendo com que estes pudessem trocar ideias, refletirem e conjecturarem resultados conforme os questionamentos estavam sendo expostos. Acredita-se que propostas desta natureza, quando bem planejadas, podem vir a contribuir no ensino e aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto