dc.contributor.advisor | Manta, Sofia Wolker | |
dc.creator | Piovesan, Leandro José | |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T13:27:49Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T13:27:49Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18944 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The expansion the school day has been part the concerns of Ministry of Education. Among educational public policies undertaken in recent years, is the More Education Program, that comes with the intention of extending the school day, causing the student to remain in school longer. This study aimed to analyze the implementation of the More Education Program in the context of Physical Education for the early years from a case study in a state school in the interior of Rio Grande do Sul. The methodology was treated to a documentary research of qualitative nature, which analyzed the Pedagogical Political Project (PPP) and the Action Plan More Education Program since its implementation by the year 2014 at school, in which were compared to the government's proposals regarding the implementation of full-time. Data analysis considered two units, named: a) The proposed planning More Education Program of a state school in the interior of Rio Grande do Sul; and b) The systematization of the More Education Program in Physical Education workshops to meet students of the early years. It was possible to identify barriers to program implementation, such as lack of infrastructure and physical spaces, the restriction of supply facilities in the context of physical education, limited to indoor soccer and dance and the rate of participation in the workshops, below expectations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Programa Mais Educação | por |
dc.subject | Tempo integral | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | More Education Program | eng |
dc.subject | Full time | eng |
dc.title | O Programa Mais Educação e a educação física: a implementação em uma escola no interior do Rio Grande do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A ampliação da jornada escolar vem fazendo parte das preocupações do Ministério da Educação. Dentre as políticas públicas educacionais realizadas nos últimos anos, encontra-se o Programa Mais Educação, que surge com a intenção de ampliar a jornada escolar, fazendo com que o aluno permaneça por mais tempo na escola. Este estudo teve o objetivo de analisar a implementação do Programa Mais Educação no contexto da Educação Física para os Anos Iniciais, a partir de um estudo de caso em uma Escola Estadual no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia tratou-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, onde foram analisados o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Ação do Programa Mais Educação desde sua implementação até o ano de 2014 na escola, na qual foram comparados às propostas do governo em relação a implantação do tempo integral. A análise de dados considerou duas unidades, nomeadas de: a) A proposta de planejamento do Programa Mais Educação de uma Escola Estadual do interior do Rio Grande do Sul; e b) A sistematização do Programa Mais Educação em oficinas de Educação Física para o atendimento aos alunos dos Anos Iniciais. Foi possível identificar barreiras para a implantação do programa, como a falta de infraestrutura e espaços físicos, a restrição de oferta de oficinas no contexto da Educação Física, limitando-se ao futsal e dança e o índice de participação nas oficinas, aquém do esperado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |