Utilização do Moodle como ferramenta de gestão e comunicação entre as coordenações de curso de graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM
Resumo
O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede, do Programa de PósGraduação
em Tecnologias Educacionais em
Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aborda a pesquisa sobre
aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Acadêmica, em que se buscou
construir uma forma de comunicação com interação, entre secretarias de cursos de
graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa
Maria. Realizouse
em primeiro lugar uma revisão de literatura, sobre as perspectivas de
diversos autores que apresentam conceitos que facilitam a identificação dos limites e
possibilidades da inserção e aplicação do Moodle como ferramenta de Gestão Acadêmica
facilitadora para comunicação e compartilhamento de arquivos e materiais que otimizem a
gestão administrativa das coordenações. Segue com a análise da aplicação e inserção
dessa ferramenta de Gestão Acadêmica, aproximando a comunicação entre secretários(as)
e Coordenadores(as)dos cursos de graduação. A dissertação se organiza em seis capítulos
que abordam desde a contextualização, conceituação e análise da aplicabilidade e inserção
do Moodle entre os agentes envolvidos. Os Encaminhamentos Metodológicos e Teóricos
apresentam autores como Castells (2002), Levy (2007), Torres & Irala (2014), Lima & Satini
(2008), Cardoso (2003), dentre outros que fazem refletir sobre este assunto e buscam as
tecnologias educacionais para auxiliar a Gestão Acadêmica. Além de aprofundar o estudo
sobre a importância dos novos recursos, cada vez mais presentes no contexto da gestão de
coordenações. Verificouse,
nesse caso, que o Ambiente Virtual de Ensinoaprendizagem
Moodle (AVEA), pode apresentar como vantagens o seu uso na Educação além da sala de
aula e buscar a compreensão de que existem ferramentas que podem contribuir na relação
entre os agentes envolvidos no contexto das coordenações de cursos de graduação. Para
tal, a pesquisa apoiouse
num conjunto de variáveis que contemplam o estudo sobre
interação e colaboratividade nos processos de Gestão Acadêmica. Concluise
que a
aplicabilidade do Moodle como Ferramenta de Gestão e Comunicação é importante e capaz
de auxiliar na troca e na busca de informações referentes aos processos e rotinas
administrativas de uma coordenação. O produto final foi o desenvolvimento de uma nova
funcionalidade para o ambiente Moodle, criada com participação colaborativa dos
secretários e coordenadores de Graduação, para ser utilizado pelas Coordenações de
Cursos de Graduação do CCSH, e servir assim como base para que outros setores também
possam pesquisar sobre aplicabilidade do Moodle como ferramenta de gestão acadêmica,
promovendo comunicação entre estes setores na Universidade. Salientase
que o mesmo
pode ser utilizado para pesquisa e base para aplicação em outras unidades de ensino da
UFSM.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: