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dc.contributor.advisorRibas, João Francisco Magno
dc.creatorMarconato, Cristina de Vargas
dc.date.accessioned2019-11-19T13:44:29Z
dc.date.available2019-11-19T13:44:29Z
dc.date.issued2015-11-25
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18964
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the principles and standards to systematize the Physical Education (PE) contents in the teaching mode of Youth and Adult Education (YAE) in High School (HS). Based on a literature review from articles, analysis of documents, books and academic papers, we give an emphasis on issues that relate PE, YAE, its contents and teaching plans. It’s necessary to have a careful analysis of contents to make PE affirmed as a curricular component because there is already a significant amount of scientific production in the area that can support a solid argument on its curricular component condition in Basic Education. Therefore, it’s necessary to take as reference the contents provided to High School to develop a quality purpose for PE because the National Curriculum Guidelines for YAE ensures a formation equivalent to the regular mode, but organized in educational times and spaces that comprise the specificity of the YAE public.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectComponente curricularpor
dc.subjectConteúdospor
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectContentseng
dc.subjectCurricular componenteng
dc.titleA educação física no ensino de jovens e adultos: planejamentos e conteúdospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre os princípios e critérios para sistematizar conteúdos da Educação Física (EF) na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (EM). Com base em uma revisão de literatura a partir de artigos, análise documental, livros e trabalhos acadêmicos, enfocamos nos assuntos que relacionem EF, EJA, seus conteúdos e planejamentos docentes. Uma análise criteriosa de conteúdos faz-se necessária para que a EF se afirme como componente curricular, pois já existe uma quantidade significativa de produção científica na área que pode subsidiar uma sólida argumentação sobre sua condição de componente curricular na Educação Básica. Portanto, para o desenvolvimento de uma proposta de qualidade para a EF é preciso tomar como referência os conteúdos previstos para o Ensino Médio, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA sinalizam para que essa modalidade de ensino assegure uma formação equiparada à regular, porém organizada em tempos e espaços pedagógicos que atendam às especificidades do público da EJA.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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