dc.contributor.advisor | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.creator | Marconato, Cristina de Vargas | |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T13:44:29Z | |
dc.date.available | 2019-11-19T13:44:29Z | |
dc.date.issued | 2015-11-25 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18964 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper presents an analysis of the principles and standards to systematize the Physical Education (PE) contents in the teaching mode of Youth and Adult Education (YAE) in High School (HS). Based on a literature review from articles, analysis of documents, books and academic papers, we give an emphasis on issues that relate PE, YAE, its contents and teaching plans. It’s necessary to have a careful analysis of contents to make PE affirmed as a curricular component because there is already a significant amount of scientific production in the area that can support a solid argument on its curricular component condition in Basic Education. Therefore, it’s necessary to take as reference the contents provided to High School to develop a quality purpose for PE because the National Curriculum Guidelines for YAE ensures a formation equivalent to the regular mode, but organized in educational times and spaces that comprise the specificity of the YAE public. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Componente curricular | por |
dc.subject | Conteúdos | por |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Contents | eng |
dc.subject | Curricular component | eng |
dc.title | A educação física no ensino de jovens e adultos: planejamentos e conteúdos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise sobre os princípios e critérios para sistematizar conteúdos da Educação Física (EF) na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (EM). Com base em uma revisão de literatura a partir de artigos, análise documental, livros e trabalhos acadêmicos, enfocamos nos assuntos que relacionem EF, EJA, seus conteúdos e planejamentos docentes. Uma análise criteriosa de conteúdos faz-se necessária para que a EF se afirme como componente curricular, pois já existe uma quantidade significativa de produção científica na área que pode subsidiar uma sólida argumentação sobre sua condição de componente curricular na Educação Básica. Portanto, para o desenvolvimento de uma proposta de qualidade para a EF é preciso tomar como referência os conteúdos previstos para o Ensino Médio, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA sinalizam para que essa modalidade de ensino assegure uma formação equiparada à regular, porém organizada em tempos e espaços pedagógicos que atendam às especificidades do público da EJA. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |