Gestão participativa e democrática na EMEI Vila Jardim em Santa Maria/RS
Abstract
O presente trabalho apresenta um estudo e considerações a respeito da gestão democrática na escola e a importância da interação da escola com a comunidade. O objetivo do trabalho é investigar a concepção dos conceitos de participação e democracia e da sua apropriação e implementação pela comunidade escolar da EMEI Vila Jardim, através de uma abordagem crítico-reflexiva que tem o objetivo de fomentar e subsidiar novas discussões sobre o tema. A partir dos dados de uma pesquisa realizada, buscou-se compreender a importância da escola e da gestão democrática na construção da cidadania. Investigou-se também a questão do comprometimento e sua relação com o envolvimento da comunidade escolar e a gestão. A dinâmica do processo de participação e a sua construção de forma coletiva, revelam que enfrentar o modelo tradicional exige um engajamento de toda comunidade escolar. O processo é árduo, pois exige a quebra de paradigmas e o desapego de vaidades e vontades individuais, principalmente da direção da escola, em favor da vontade da maioria. Implantar um modelo de gestão democrática se constitui na superação de muitos obstáculos, mas a educação libertadora e a construção de valores democráticos, fazem da escola um instrumento de transformação social.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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