Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorSavian, Tatiani
dc.date.accessioned2019-11-20T12:01:05Z
dc.date.available2019-11-20T12:01:05Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18979
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper presents a study and considerations of democratic management in school and the importance of school interaction with the community. The objective is to investigate the design of concepts of participation and democracy and their appropriation and implementation by the school community EMEI Garden Village, through a critical and reflective approach that aims to encourage and support further discussions on the topic. From the data of a survey conducted, we sought to understand the importance of school and democratic management in the construction of citizenship. It also investigated the question of commitment and its relation to the involvement of the school community and management. The dynamics of the process of participation and its construction collectively, reveal that face the traditional model requires a commitment of the whole school community. The process is hard because it requires the breaking of paradigms and detachment from vanity and individual wills, especially from the direction of the school, in favor of the will of the majority. Implement a democratic management model constitutes overcome many obstacles, but the liberating education and the construction of democratic values, make the school an instrument of social transformation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleGestão participativa e democrática na EMEI Vila Jardim em Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo e considerações a respeito da gestão democrática na escola e a importância da interação da escola com a comunidade. O objetivo do trabalho é investigar a concepção dos conceitos de participação e democracia e da sua apropriação e implementação pela comunidade escolar da EMEI Vila Jardim, através de uma abordagem crítico-reflexiva que tem o objetivo de fomentar e subsidiar novas discussões sobre o tema. A partir dos dados de uma pesquisa realizada, buscou-se compreender a importância da escola e da gestão democrática na construção da cidadania. Investigou-se também a questão do comprometimento e sua relação com o envolvimento da comunidade escolar e a gestão. A dinâmica do processo de participação e a sua construção de forma coletiva, revelam que enfrentar o modelo tradicional exige um engajamento de toda comunidade escolar. O processo é árduo, pois exige a quebra de paradigmas e o desapego de vaidades e vontades individuais, principalmente da direção da escola, em favor da vontade da maioria. Implantar um modelo de gestão democrática se constitui na superação de muitos obstáculos, mas a educação libertadora e a construção de valores democráticos, fazem da escola um instrumento de transformação social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto