O papel do gestor na construção da gestão democrática
Resumo
Este estudo monográfico apresenta uma reflexão sobre o papel do gestor escolar, no que se refere a sua competência face aos desafios encontrados para a construção da gestão democrática. Propôs-se, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizar uma análise das ações do gestor educacional, mediante as competências necessárias para o exercício de sua função. A pesquisa apresenta a história da gestão escolar e demonstra a importância da gestão democrática na contemporaneidade, bem como o papel do gestor em uma realidade escolar. Para enriquecer o estudo foram coletados dados através de questionários e entrevistas aplicados ao gestor e coordenadora-pedagógica de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Utilizou-se para análise dos dados o método da Análise de Conteúdo, um instrumento interpretativo que busca a compreensão e verificação do projeto de pesquisa em campo. A análise dos dados revelou o gestor como líder e mediador do processo da organização escolar e contextualiza a sua função frente a melhoria na educação, tanto na área administrativa como na pedagógica. Concluiu-se que o gestor desempenha papel fundamental para a construção da gestão democrática, na qual, atua como líder democrático, mediando os processos na coletividade, em que, o maior desafio enfrentado é a falta de comprometimento da comunidade escolar na participação da organização escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: