dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Oliveira, Marli Almeida de | |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:49:57Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T12:49:57Z | |
dc.date.issued | 2015-11-29 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18982 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work seeks to analyze the contributions of the school supervisor, proposing understand the importance and contributions of professional, public school, to see how interfere in the decisions taken at the school and what the profile of this professional. The research followed a qualitative approach of a case study, making use of the open questionnaire, which was developed with five teachers of municipal schools in the city of Toropi / RS, two of them directors of schools and other regents teachers of early years classes of primary school and early childhood education. So if cconstatou that the idea that supervisor with superior character is already outdated. In the surveyed schools, this professional is dynamic, open to suggestions and criticisms approachable and having dialogue as an alternative to problem solving, ie, a professional able to meet the profile that meets a democratic perspective of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Supervisor escolar | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | School supervisor | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.title | As atribuições do "supervisor escolar" nas escolas de educação básica do município de Toropi/RS | por |
dc.title.alternative | As the tasks "school supervisor" basic education in schools of the municipality Toropi/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar as contribuições do supervisor escolar, propondo compreender a importância e contribuições do profissional, de escola pública, no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na Escola e qual o perfil deste profissional. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, fazendo uso do questionário aberto, o qual foi desenvolvido com cinco educadoras da rede municipal de ensino do município de Toropi/RS, sendo duas delas diretoras de escolas e as demais professoras regentes de turmas de anos iniciais do ensino fundamental e de Educação Infantil. Assim, cconstatou-se que a ideia daquele supervisor com caráter de superioridade já está ultrapassada. Nas escolas pesquisadas, esse profissional é dinâmico, aberto a sugestões e criticas uma pessoa acessível e que tem o diálogo como alternativa para resolução de problemas, ou seja, um profissional capaz de atender o perfil que vai ao encontro de uma perspectiva democrática de educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |