Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorOliveira, Marli Almeida de
dc.date.accessioned2019-11-20T12:49:57Z
dc.date.available2019-11-20T12:49:57Z
dc.date.issued2015-11-29
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18982
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the contributions of the school supervisor, proposing understand the importance and contributions of professional, public school, to see how interfere in the decisions taken at the school and what the profile of this professional. The research followed a qualitative approach of a case study, making use of the open questionnaire, which was developed with five teachers of municipal schools in the city of Toropi / RS, two of them directors of schools and other regents teachers of early years classes of primary school and early childhood education. So if cconstatou that the idea that supervisor with superior character is already outdated. In the surveyed schools, this professional is dynamic, open to suggestions and criticisms approachable and having dialogue as an alternative to problem solving, ie, a professional able to meet the profile that meets a democratic perspective of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSupervisor escolarpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectSchool supervisoreng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleAs atribuições do "supervisor escolar" nas escolas de educação básica do município de Toropi/RSpor
dc.title.alternativeAs the tasks "school supervisor" basic education in schools of the municipality Toropi/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as contribuições do supervisor escolar, propondo compreender a importância e contribuições do profissional, de escola pública, no sentido de verificar como interfere nas decisões tomadas na Escola e qual o perfil deste profissional. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, fazendo uso do questionário aberto, o qual foi desenvolvido com cinco educadoras da rede municipal de ensino do município de Toropi/RS, sendo duas delas diretoras de escolas e as demais professoras regentes de turmas de anos iniciais do ensino fundamental e de Educação Infantil. Assim, cconstatou-se que a ideia daquele supervisor com caráter de superioridade já está ultrapassada. Nas escolas pesquisadas, esse profissional é dinâmico, aberto a sugestões e criticas uma pessoa acessível e que tem o diálogo como alternativa para resolução de problemas, ou seja, um profissional capaz de atender o perfil que vai ao encontro de uma perspectiva democrática de educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto