Avaliação e sua relação com o projeto político pedagógico da escola
Abstract
Este trabalho propõe analisar a forma como os professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Toropi estão avaliando seus alunos, quais os métodos utilizados e sua relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, estabelecendo, assim, relação com a gestão escolar. Buscou-se conhecer a concepção que os professores possuem da avaliação e a metodologia avaliativa aplicada na prática pedagógica em sala de aula, bem como a relação entre a avaliação e gestão. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi um estudo de caso do tipo qualitativo de campo, em que inicialmente fez-se uma pesquisa documental através da LDB – Lei 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica elaboradas em 2013 e o Projeto Político Pedagógico da escola elaborado em 2007. Também fez-se uso de questionários respondidos por professores e pais de alunos, em que buscou-se identificar se a forma de avaliação desenvolvida pelos professores condizia com o que o PPP assegura, como essas percebem os processos avaliativos desenvolvidos em suas turmas e como os pais dos alunos estão vendo os mesmos. A partir dos dados elaborados, foi organizada uma breve contextualização sobre o conceito de avaliação, o ponto de vista dos professores e pais, e a relação do PPP da escola com os documentos nacionais, e ainda, a relação da avaliação com a gestão. Percebeu-se que os objetivos dos professores vão ao encontro dos propósitos do PPP da escola analisada, assim como os pais analisam positivamente a forma como seus filhos estão sendo avaliados. Isso acaba por demonstrar a importância de uma gestão escolar construída coletivamente na construção de uma educação de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [974]
The following license files are associated with this item: