dc.contributor.advisor | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.creator | Franzen, Karine Gutheil | |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T14:59:24Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T14:59:24Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18988 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the way teachers of 3rd year of Primary Education of a school in Toropi city/ Rio Grande do Sul state/ Brazil are evaluating their students, what methods and its relationship with the Pedagogical Political Project of this school. It looked for notions that teachers have of evaluation and evaluative methodology used in pedagogical practice in the classroom as well as the relationship between assessment and management. The methodology used in this research was a case study of qualitative field, where initially it was made a documentary research by LDB - Law 9394/96 establishing the Guidelines and Bases of National Education, the National Curriculum Guidelines for Basic Education drawn up in 2013 and the school Pedagogical Political Project drafted in 2007. It also made up using questionnaires completed by teachers and parents, in which we sought to identify whether the rating form developed by teachers matched with the PPP ensures as these perceive the evaluation processes developed in their classes and how the parents are watching them. From the data collected, was organized brief background on the concept of evaluation, the views of teachers and parents, and the school of PPP's relationship with the national documents, and also the assessment of the relationship with the management. The results showed that the evaluation has been developed according to the principles of the PPP of the school and emphasizes the importance of a school management constructed in a collective way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Pedagogical-political project | eng |
dc.title | Avaliação e sua relação com o projeto político pedagógico da escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe analisar a forma como os professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Toropi estão avaliando seus alunos, quais os métodos utilizados e sua relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, estabelecendo, assim, relação com a gestão escolar. Buscou-se conhecer a concepção que os professores possuem da avaliação e a metodologia avaliativa aplicada na prática pedagógica em sala de aula, bem como a relação entre a avaliação e gestão. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi um estudo de caso do tipo qualitativo de campo, em que inicialmente fez-se uma pesquisa documental através da LDB – Lei 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica elaboradas em 2013 e o Projeto Político Pedagógico da escola elaborado em 2007. Também fez-se uso de questionários respondidos por professores e pais de alunos, em que buscou-se identificar se a forma de avaliação desenvolvida pelos professores condizia com o que o PPP assegura, como essas percebem os processos avaliativos desenvolvidos em suas turmas e como os pais dos alunos estão vendo os mesmos. A partir dos dados elaborados, foi organizada uma breve contextualização sobre o conceito de avaliação, o ponto de vista dos professores e pais, e a relação do PPP da escola com os documentos nacionais, e ainda, a relação da avaliação com a gestão. Percebeu-se que os objetivos dos professores vão ao encontro dos propósitos do PPP da escola analisada, assim como os pais analisam positivamente a forma como seus filhos estão sendo avaliados. Isso acaba por demonstrar a importância de uma gestão escolar construída coletivamente na construção de uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |