dc.contributor.advisor | Quadros, Claudemir de | |
dc.creator | Gomes, Eendrik Lima | |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T15:23:47Z | |
dc.date.available | 2016-07-12T15:23:47Z | |
dc.date.issued | 2010-07-30 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1899 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Formação de educação ambiental para gestores educacionais nas unidades escolares da rede estadual de Palmas - TO | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo verificar, de forma qualitativa, o perfil da
Educação Ambiental aplicada nas unidades escolares da rede pública da região
central de Palmas, capital do estado do Tocantins. Acreditamos que a escola é um
dos lugares mais adequados para a inserção das práticas educacionais inerentes ao
meio ambiente. Um dos desempenhos mais respeitáveis da escola é sua força de
influência e transformação em relação a conceitos da comunidade em que está
inserida. Nesse contexto e, na temática ambiental, a escola oferece um impacto
expressivo na sociedade, através da sua mais fiel tradução: o trabalho dos
profissionais em educação, em função da abertura de caminhos de difusão com os
alunos, que permitam reflexões sobre o papel destes, como cidadãos em relação ao
meio ambiente. A responsabilidade de acordar o aluno para o bom senso de
descobrir dentro de si a autoconfiança e potencialidade para o exercício de sua
cidadania, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades sócioambientais.
Com o objetivo de subsidiar com aspectos teóricos e metodológicos a
equipe formada por diretores, supervisores e coordenadores, para acompanhar os
temas inerentes à Educação Ambiental nas Unidades de Ensino Público da rede
Estadual de Palmas-To, tendo a necessidade de um curso de formação em
Educação Ambiental para esses profissionais serem multiplicadores da Educação
Ambiental e assim difundir informações sobre o meio ambiente através dos temas
transversais e estimular a prática de atividades que envolvam a mesma. Observouse
que o curso de formação forneceu instrumentos que incentivem aos educadores
a introduzirem em seu currículo, a temática ambiental, elaborando da Agenda
Ambiental Escolar como ação do PDE e conseqüentemente, do plano político
pedagógico da escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |