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dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorGomes, Eendrik Lima
dc.date.accessioned2016-07-12T15:23:47Z
dc.date.available2016-07-12T15:23:47Z
dc.date.issued2010-07-30
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1899
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleFormação de educação ambiental para gestores educacionais nas unidades escolares da rede estadual de Palmas - TOpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo verificar, de forma qualitativa, o perfil da Educação Ambiental aplicada nas unidades escolares da rede pública da região central de Palmas, capital do estado do Tocantins. Acreditamos que a escola é um dos lugares mais adequados para a inserção das práticas educacionais inerentes ao meio ambiente. Um dos desempenhos mais respeitáveis da escola é sua força de influência e transformação em relação a conceitos da comunidade em que está inserida. Nesse contexto e, na temática ambiental, a escola oferece um impacto expressivo na sociedade, através da sua mais fiel tradução: o trabalho dos profissionais em educação, em função da abertura de caminhos de difusão com os alunos, que permitam reflexões sobre o papel destes, como cidadãos em relação ao meio ambiente. A responsabilidade de acordar o aluno para o bom senso de descobrir dentro de si a autoconfiança e potencialidade para o exercício de sua cidadania, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades sócioambientais. Com o objetivo de subsidiar com aspectos teóricos e metodológicos a equipe formada por diretores, supervisores e coordenadores, para acompanhar os temas inerentes à Educação Ambiental nas Unidades de Ensino Público da rede Estadual de Palmas-To, tendo a necessidade de um curso de formação em Educação Ambiental para esses profissionais serem multiplicadores da Educação Ambiental e assim difundir informações sobre o meio ambiente através dos temas transversais e estimular a prática de atividades que envolvam a mesma. Observouse que o curso de formação forneceu instrumentos que incentivem aos educadores a introduzirem em seu currículo, a temática ambiental, elaborando da Agenda Ambiental Escolar como ação do PDE e conseqüentemente, do plano político pedagógico da escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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