Abrindo a Caixa de Pandora: estudo de caso acerca da atuação da gestão escolar na gestão de conflitos entre educadores e educandos no contexto de uma escola pública
Resumo
De acordo com a mitologia grega, a caixa de pandora era um artefato no qual estavam guardados todos os “males” do mundo, inclusive a esperança. Realizando uma analogia com o contexto escolar, as situações de conflitos ou os registros, em geral, negativos com relação a atitudes dos alunos são realizados nas chamadas fichas de ocorrências. Logo, o foco deste estudo foi abrir a “caixa de pandora” da escola e investigar quais os principais conflitos recorrentes entre professores e alunos e como a gestão escolar tem atuado diante de tais situações. Para tanto, a pesquisa constou de um estudo de caso realizado no contexto de uma escola pública de São Leopoldo – RS, a partir da investigação e análise dos registros de ocorrência realizados no decorrer do ano letivo de 2013. A análise de tais dados visa apontar subsídios para que a gestão escolar articulada com a comunidade construa coletivamente estratégias para o enfrentamento das situações de conflito, tornando-os momentos de aprendizagens compartilhadas entre os envolvidos, evitando que os conflitos se tornem em atitudes de violência no contexto escolar pesquisado.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: