Gestão participativa reflexões a partir da escuta de educadores de uma escola pública de Dois Irmãos - RS
Abstract
Este estudo tem por objetivo identificar a participação da família e comunidade no contexto escolar, transformando a gestão mais participativa, numa escola de ensino fundamental de um município do Vale do Rio dos Sinos criando espaços de reflexão e troca de experiências de vida numa comunidade escolar educativa onde a família possa participar dos projetos escolares, transformando a gestão mais participativa. A temática é uma reflexão acerca da Gestão Escolar, tendo como fio condutor de pesquisa a importância e necessidade do envolvimento da comunidade numa gestão participativa. Pretende-se ainda refletir sobre o papel do gestor e a importância da participação da família no contexto escolar, trazendo alguns instrumentos que favoreçam esta participação. Norteia-se como um estudo de caso do tipo descritivo com análise qualitativa. Para a pesquisa, foram selecionados a equipe diretiva e 26 professores de uma escola de um município do Vale do Rio dos Sinos, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Tem como principais autores formando o suporte teórico, estudiosos como Gil (2004), Lück (2004) e Libâneo (2003), em especial, dando suporte na reflexão sobre o tema. A partir das entrevistas, conclui-se que é de fundamental importância a parceria da escola com a comunidade para que haja aprendizagem e um bom desenvolvimento integral do aluno. A formação e educação dos alunos tem sua referência na participação da família no contexto escolar no qual o aluno está inserido.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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