A contribuição dos círculos de pais e mestres, conselhos escolares e equipes diretivas na efetivação da gestão democrática da escola pública
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo que trata do tema gestão democrática e procura identificar a contribuição dos círculos de pais e mestres (CPMs), conselhos escolares e equipes diretivas na efetivação da gestão democrática nas escolas da rede pública municipal de Arroio do Meio/RS. A problemática apontada questiona se as formas de participação até então propostas pelas equipes diretivas aos pais e a comunidade favoreçam a democratização da gestão escolar. Realizou-se um estudo sobre os conceitos de gestão democrática da escola levando em conta o novo Plano Nacional de Educação, a lei da gestão democrática bem como as atribuições e contribuições dos conselhos escolares para a efetivação de uma gestão mais aberta e participativa. Para o desenvolvimento do estudo foi usada a pesquisa qualitativa exploratória baseada na coleta de dados. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um roteiro de entrevista com perguntas abertas direcionadas aos presidentes dos círculos de pais e mestres e conselhos escolares. A pesquisa apontou que conselhos escolares e círculo de pais e mestres são importantes agentes de efetivação da gestão democrática na escola e que estes participam, através da mobilização e convite da direção escolar, das decisões, atividades e conduções escolares classificando a gestão escolar como democrática.
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