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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorHammes, Eluise
dc.date.accessioned2019-11-22T14:17:36Z
dc.date.available2019-11-22T14:17:36Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19018
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper presents a study that deals with the theme democratic management and seeks to identify the contribution of parents and teachers circles (CPMs in Portuguese), school boards and management teams in the realization of democratic management in public schools of the municipal network of Arroio do Meio / RS. The problem pointed questions if the forms of participation proposed by the management teams to parents and the community, slightly favors the democratization of school management.A study was conducted about the democratic management of the school concepts taking into account the new National Education Plan, the law of democratic management and the functions and contributions of school boards for the realization of a more open and participative management. To develop the study was used the exploratory qualitative research based on data collection. Data were collected through the application of an interview script with open questions directed to the presidents of the circles of parents and teachers and school councils. Research has shown that school boards and Circle of parents and teachers are important effective agents of democratic management in school and they participate by mobilizing and call the school management, decisions, school activities and conduction grading school management as democratic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselhos escolarespor
dc.subjectCírculo de pais e mestrespor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardseng
dc.subjectCircle of parents and teacherseng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleA contribuição dos círculos de pais e mestres, conselhos escolares e equipes diretivas na efetivação da gestão democrática da escola públicapor
dc.title.alternativeThe contribution of the circles of parents and teachers, school councils and management teams in the effectiveness of democratic management in schools of the municipal publiceng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo que trata do tema gestão democrática e procura identificar a contribuição dos círculos de pais e mestres (CPMs), conselhos escolares e equipes diretivas na efetivação da gestão democrática nas escolas da rede pública municipal de Arroio do Meio/RS. A problemática apontada questiona se as formas de participação até então propostas pelas equipes diretivas aos pais e a comunidade favoreçam a democratização da gestão escolar. Realizou-se um estudo sobre os conceitos de gestão democrática da escola levando em conta o novo Plano Nacional de Educação, a lei da gestão democrática bem como as atribuições e contribuições dos conselhos escolares para a efetivação de uma gestão mais aberta e participativa. Para o desenvolvimento do estudo foi usada a pesquisa qualitativa exploratória baseada na coleta de dados. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um roteiro de entrevista com perguntas abertas direcionadas aos presidentes dos círculos de pais e mestres e conselhos escolares. A pesquisa apontou que conselhos escolares e círculo de pais e mestres são importantes agentes de efetivação da gestão democrática na escola e que estes participam, através da mobilização e convite da direção escolar, das decisões, atividades e conduções escolares classificando a gestão escolar como democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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