Ensino da geometria espacial construindo superfícies poliédricas com dobraduras
Resumen
Este trabalho apresenta uma proposta diferenciada, da que estamos acostumados, ao ensinar geometria espacial. A aula foi aplicada na turma do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá em um município no interior do Rio Grande do Sul, o estudo partiu do pressuposto de instigar a capacidade intuitiva dos alunos quanto ao cálculo do volume dos poliedros. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação a geometria, logo após foi desenvolvida a aula utilizando frascos de diferentes formas e tamanhos onde foram analisados e discutidos quais deles eram poliedros, qual poliedro tinha maior e menor volume, em seguida cada aluno confeccionou um prisma quadrangular utilizando a técnica de dobradura e a partir deste prisma foi introduzido o estudo do volume de forma concreta. A última atividade com os alunos foi mostrar a relação entre o volume do Prisma e Pirâmide. Ao final dos trabalhos foi aplicado outro questionário para avaliar se os alunos conseguiram evoluir quanto ao conhecimento e se os objetivos foram alcançados.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: