Estudo de caso no setor de arquivos do IPH da UFRGS
Resumen
Este trabalho teve por finalidade contribuir para uma reflexão acerca das práticas e
objetivos da gestão documental por meio de um estudo nos setores de arquivos de uma
unidade de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Situando-o não
apenas como uma ação para a organização de um arquivo, mas, para além desse
objetivo, uma intervenção para a promoção da arquivística nas instituições públicas.
Está estruturado em dois momentos distintos: na primeira parte aponta-se o referencial
teórico que servirá de base para a elaboração da pesquisa, sendo assim trata de
conceitos, funções e finalidades de arquivo público universitário como também da
gestão documental e políticas de organização arquivística, a seguir, para se obter o
nível de organização do setor de documentação foi realizada uma pesquisa do tipo
empírica de cunho descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa teve como técnica
para coleta de dados entrevistas e questionários aplicados aos servidores que lidam
diretamente com os arquivos dos setores. Os resultados obtidos evidenciaram que a
gestão documental é de suma importância para as atividades arquivísticas das
instituições, pois através deste processo obtem-se como resultado a recuperação da
informação, a preservação da memória institucional como também contribuirá para a
tomada de decisões. Os principais resultados permitem constatar de forma clara e
objetiva a necessidade da implantação de um plano de gestão documental dentro do
setor de arquivos da uma instituição, bem como sua utilização como ferramenta para
garantir a eficácia nas tomadas de decisão gerencial.
Colecciones
- Gestão em Arquivos - EaD [245]