dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Alves, Simone Lima | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T11:24:30Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T11:24:30Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19033 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study was developed in the course of Specialization in Educational Management offered by the Federal University of Santa Maria, in the form of distance education in Sapiranga pole, during the period 2014 to 2015. The research proposal consisted of analysis and listening the school management practices developed in the context of a public school in the metropolitan area of Porto Alegre - RS, which went through a process of trial of school closure. The union of all segments of the school community, combined with various actions such as marches and demonstrations were significant in this uphill battle faced by this school. The consequences of this action almost school closure has brought many damages to the school community. After a new election and a school restructuring, the joints that have taken place, working together for the policy community and school staff were instrumental in the school's reorganization. The articulation of such data with the theoretical reflection on the manager's performance of the repercussions of such processes aim to provide subsidies for the improvement of the developed achievements and for planning measures in the initial and continuing training of teachers / as about process management democratic within public schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Educação pública | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Public education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Afinal, qual o perfil do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática? um estudo de caso numa escola pública | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi desenvolvido no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, na modalidade de educação à distância, no pólo Sapiranga, durante o período de 2014 a 2015. A proposta de investigação constou da análise e escuta das práticas de gestão escolar desenvolvidas no contexto de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre – RS, que passou por um processo de tentativa de fechamento da escola. A união de todos os segmentos da comunidade escolar, aliada a diversas ações como passeatas e manifestações foram significativas nesta verdadeira batalha enfrentada por esta escola. As consequências desta ação de quase fechamento da escola, trouxe diversos prejuízos para a comunidade escolar. Após uma nova eleição e uma reestruturação da escola, as articulações que ocorreram, o trabalho em conjunto da equipe diretiva e comunidade escolar foram fundamentais para a reorganização da escola. A articulação de tais dados, com a reflexão teórica acerca das repercussões da atuação do gestor em tais processos, visam fornecer subsídios para o aprimoramento das realizações desenvolvidas, bem como para as ações voltadas a formação inicial e continuada de educadores/as acerca dos processos de gestão democrática no âmbito das escolas públicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |