Aplicabilidade de imagens obtidas a partir de aerofotogrametria realizada com aeronave remotamente pilotada como subsídio à gestão ambiental
Abstract
A utilização, cada vez mais intensa, dos recursos naturais, dados os impactos
significativos no meio ambiente que podem resultar deste uso, implica a necessidade
de que sejam desenvolvidos estudos, em especial com utilização de novas
tecnologias para compreender esses impactos de forma mais ampla, subsidiando,
dessa forma, os processos de gestão ambiental e a indicação de alternativas para
minimizar os efeitos adversos sobre o meio. A justificativa para o desenvolvimento
desta tese insere-se nesse contexto e se concentra na utilização da ferramenta
tecnológica de sensoriamento remoto na geração de imagens aéreas com alto grau
de detalhamento com o uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA). O objetivo da
tese foi avaliar a aplicabilidade das informações obtidas a partir de imagens de RPA
para a elaboração de diagnóstico ambiental em apoio ao aprimoramento à gestão
ambiental, considerando as questões técnicas de voo. Foram selecionadas duas
áreas amostrais com diferentes características entre si (fisionomia vegetal, hídrica e
variação na declividade do terreno). Os voos foram realizados em ambas as áreas em
alturas de 50 m, 80 m e 110 m em relação ao nível do solo em um ponto de referência,
além da utilização de pontos de controle. Na etapa seguinte ao da execução dos voos,
foi utilizado o software Agisoft Photoscan para o processamento das imagens e
obtenção dos produtos, ortofotomosaico e Modelo Digital de Elevação - MDE. Após,
foram realizadas análises estatísticas dos dados provenientes dos produtos para
avaliação da acurácia em situações de uso ou não de pontos de controle, e
enquadramento dos produtos segundo as classes do Padrão de Exatidão Cartográfica
dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD), por meio do uso do software
GeoPEC. Também se verificou a acurácia das alturas de voo quanto à classificação
das fisionomias de cobertura do solo utilizando o algoritmo SVM (Support Vector
Machine) em linguagem de programação R. Os resultados obtidos neste estudo
convergem para a necessidade de utilização de pontos de controle para a obtenção
de produtos mais acurados, quando necessário. Além disso, segundo as avaliações
da acurácia posicional planialtimétrica dos produtos para as diferentes alturas de voo,
sugere-se que os voos sejam executados a 80 m e 110 m de altura. Em relação aos
resultados da classificação das fisionomias, as alturas de voo de 80 m e 110 m não
diferiram estatisticamente. Nesse contexto, considerando outros aspectos técnicoeconômicos
(área de cobertura, autonomia de voo, tempo de processamento de
dados no software), pode-se indicar o voo na altura de 110 m como tendo melhor
eficácia para geração do ortofotomosaico com objetivo de apoio à gestão ambiental.
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