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dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorVieira, Marilei Dreher
dc.date.accessioned2019-11-25T12:06:15Z
dc.date.available2019-11-25T12:06:15Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19036
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present case study (on documentary research) aims to investigate the strategies developed by the Administration Municipal of Tupanciretã - RS of discharging the law regarding the expansion of places to meet the universal kindergarten through 2016. During its weaving of sought to study the childhood education’s development in the Tupanciretã and to understand the procedures adopted by the Administration Municipal to order to the relevant legal provisions which deal with the expansion of places to meet the universalization of early childhood education by 2016. In addition, to track and to report the actions applied to fill vacant posts in the Early Childhood Education the Tupanciretã – RS modality ’ s. The focus is therefore on meeting the first goal of the National Education Plan, for which the Municipal Network of this type of education has eight schools established; in particular character, are three schools working in Early Childhood Education. It was demonstrates with this study that the number of vacancies increased by 117% in day care centers and 161% in pre-schools, and enrollment doesn’t take up all the vacancies offered, but the expansion of the clientele is growing. At the same time, alert to very specific and important issues that would allow the service and more efficient financing, such as appointment of teachers (not hired, as has been done for cost containment), improving the infrastructure of existing schools and the possibility of completion the work of a new unit via Proinfância. It has theoretical support Vieira (2001), Campos (2010) and Oliveira (2007), among others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUniversalizaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMeta educacionalpor
dc.subjectEstratégias administrativaspor
dc.subjectUniversaleng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectEducational goaleng
dc.subjectAdministrative strategieseng
dc.titleA universalização da educação infantil no município de Tupanciretã - RSpor
dc.title.alternativeThe universalization of early childhood education in Tupanciretã – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo de caso (mediante pesquisa documental) visa investigar as estratégias desenvolvidas pela Administração Municipal de Tupanciretã – RS para cumprir a lei quanto à expansão de vagas para atender à universalização da Educação Infantil até 2016. Durante sua tessitura, buscou-se estudar a evolução da Educação Infantil no município de Tupanciretã e compreender os procedimentos adotados pela Administração Municipal a fim de cumprir os dispositivos legais que tratam da expansão de vagas para atender à universalização da Educação Infantil até 2016. Além disso, acompanhar e relatar as ações implementadas para sanar a lacuna de vagas na modalidade de Educação Infantil no município de Tupanciretã – RS. O foco, portanto, está no atendimento à primeira meta do Plano Nacional de Educação, para a qual a Rede Municipal desta modalidade de ensino conta com oito educandários já estabelecidos; em caráter particular, são três escolas que atuam na Educação Infantil. Comprovou-se com esse estudo que o número de vagas aumentou 117% nas Creches e 161% nas Pré-Escolas, sendo que as matrículas não ocupam todas as vagas ofertadas, mas que a ampliação da clientela se faz crescente. Ao mesmo tempo, alerta para problemas bastante pontuais e importantes que permitiriam o atendimento e financiamento mais eficiente, como nomeação de professores (e não contratados, como vem sendo feito por contenção de despesas), melhoria na infraestrutura das escolas já existentes e possibilidade de conclusão da obra de uma nova unidade via Proinfância. Conta-se com suporte teórico de Vieira (2001), Campos (2010) e Oliveira (2007), dentre outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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