Educação financeira: aplicação de conhecimentos matemáticos para a resolução de situações-problemas

Visualizar/ Abrir
Data
2015-12-19Autor
Schirmer, Graciela de Jesus
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo baseada na investigação matemática em
sala de aula, realizada acerca do conteúdo de Matemática Financeira na perspectiva da
Educação Matemática Crítica. O objetivo desta pesquisa foi investigar a postura dos alunos
frente a problemas financeiros vivenciados comumentemente na comunidade e a utilização,
ou não, dos conhecimentos Matemáticos para a tomada de decisão. Os sujeitos da pesquisa
são alunos de uma turma de 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio
Érico Veríssimo de Restinga Sêca. Após análise dos resultados podemos ressaltar a
falta de conhecimento dos alunos sobre as taxas de juros praticadas no mercado atual, tais
como juros bancários, financiamentos de veículos ou mesmo parcelamento em lojas do
comércio local. Concluímos que a forma como são trabalhados os conteúdos matemáticos na
Escola nem sempre prepara o aluno para esta vida em sociedade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: