A concepção dos educadores sobre a temática de educação ambiental na escola: dificuldades e desafios
Resumo
As questões ambientais vêm crescentemente ganhando repercussão em nível mundial. Diversos são os fatores que vêm intensificando esses problemas, tais como a expansão demográfica, o uso descontrolado dos recursos naturais, a poluição e o desmatamento. O presente trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município de Ijuí/RS, onde foi aplicado um questionário semiestruturado sobre a temática de EA no contexto de sala de aula e a interdisciplinaridade no processo de ensino. A pesquisa justifica-se pela necessidade de mudanças de atitudes relacionadas com os aspectos ambientais, propondo o envolvimento dos professores da escola em atividades relacionadas à Educação Ambiental, problematizando suas concepções sobre as questões relacionadas à EA no contexto disciplinar. O instrumento de coleta de dados deu-se na forma de um questionário, contendo 12 questões abertas. A entrevista buscou compreender a forma como os professores vêm trabalhando as questões relacionadas com a EA no contexto de sala de aula, verificando as dificuldades sentidas durante processo de sensibilização dos estudantes frente às questões ambientais. Contudo, foi possível perceber que a abordagem das questões ambientais no contexto de sala de aula, considera-se um grande desafio para os professores, uma vez que, por se tratar de assuntos amplos, diversificados e ricos em conceitos, sentem-se na sua maioria, despreparados para esta abordagem. Deste modo, cabe salientar que a Educação Ambiental é um processo de permanente construção e reconstrução, que exige a participação e o envolvimento de toda a sociedade.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: