dc.contributor.advisor | Trevisan, Mario Luiz | |
dc.creator | Biasibetti, Luana | |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T11:52:31Z | |
dc.date.available | 2019-11-28T11:52:31Z | |
dc.date.issued | 2015-02-25 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19056 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Environmental issues are increasingly gaining repercussions worldwide. There are several factors that have intensified these problems, such as population growth, the uncontrolled use of natural resources, pollution and deforestation. This work was developed in a State School of primary and secondary education in the municipality of Ijuí / RS, where it was applied a semi-structured questionnaire on EA themes in the classroom context and interdisciplinarity in the teaching process. The research is justified by the need to change attitudes towards environmental issues, proposing the involvement of school teachers in activities related to environmental education, discussing his views on the EA-related issues in the disciplinary context. The data collection instrument was given in the form of a questionnaire with 12 open questions. The interview aimed to understand how teachers have been working issues with EA in the classroom context, determine the difficulties experienced during the process of awareness of the environmental issues facing students. However, it is noted that the approach to environmental issues in the classroom context, it is considered a major challenge for teachers, since, as it is broad issues, diverse and rich in concepts, they feel in their most unprepared for this approach. Thus, it should be noted that environmental education is a permanent construction and reconstruction process, which requires the participation and involvement of the whole society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Contextualização do ensino | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Interdisciplinary | eng |
dc.subject | Contextualization of education | eng |
dc.title | A concepção dos educadores sobre a temática de educação ambiental na escola: dificuldades e desafios | por |
dc.title.alternative | The conception of educators about education environmental in school: difficulties and challenges | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | As questões ambientais vêm crescentemente ganhando repercussão em nível mundial. Diversos são os fatores que vêm intensificando esses problemas, tais como a expansão demográfica, o uso descontrolado dos recursos naturais, a poluição e o desmatamento. O presente trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município de Ijuí/RS, onde foi aplicado um questionário semiestruturado sobre a temática de EA no contexto de sala de aula e a interdisciplinaridade no processo de ensino. A pesquisa justifica-se pela necessidade de mudanças de atitudes relacionadas com os aspectos ambientais, propondo o envolvimento dos professores da escola em atividades relacionadas à Educação Ambiental, problematizando suas concepções sobre as questões relacionadas à EA no contexto disciplinar. O instrumento de coleta de dados deu-se na forma de um questionário, contendo 12 questões abertas. A entrevista buscou compreender a forma como os professores vêm trabalhando as questões relacionadas com a EA no contexto de sala de aula, verificando as dificuldades sentidas durante processo de sensibilização dos estudantes frente às questões ambientais. Contudo, foi possível perceber que a abordagem das questões ambientais no contexto de sala de aula, considera-se um grande desafio para os professores, uma vez que, por se tratar de assuntos amplos, diversificados e ricos em conceitos, sentem-se na sua maioria, despreparados para esta abordagem. Deste modo, cabe salientar que a Educação Ambiental é um processo de permanente construção e reconstrução, que exige a participação e o envolvimento de toda a sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |