dc.contributor.advisor | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.creator | Batista, Josiane de Mello | |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T12:43:44Z | |
dc.date.available | 2019-11-28T12:43:44Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19058 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the work of the director of a public school in Santa Cruz do Sul / RS, in order to realize how realizes the democratic management, considering the principles of leadership. The object of study of this research was the Democratic Management School, directed by the following guiding question: How does leadership articulates the development of a democratic administration in a state school in Santa Cruz do Sul, considering the school principal? This research adopted a qualitative research methodology, case study through questionnaires to teachers and analysis of the Pedagogical Policy Project. Initially presented a historical context about the democratic school management. They then discussed the profile of leadership in democratic school management bringing a reflection opposite the importance director be a leader that meets the need of the school and the teachers who work in it. From this framework, we discuss about the particular reality of the analyzed school. As a result, it was found that the developed school management is not democratic, and that there is need for management based on dialogue, involving all education professionals in participation and in decision-making. Therefore, the school principal must develop leadership principles and act as a true leader who encourages and appreciates his team in building a democratic school success. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Equipe diretiva | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | School democratic management | eng |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Management team | eng |
dc.subject | Pedagogical-political project | eng |
dc.title | A liderança na perspectiva da gestão escolar democrática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelo diretor de uma escola pública de Santa Cruz do Sul/ RS, a fim de perceber de que modo realiza a gestão democrática, considerando os princípios da liderança. O objeto de estudo desta pesquisa foi a Gestão Escolar Democrática, dirigida pela seguinte questão orientadora: De que modo a liderança se articula no desenvolvimento de uma gestão democrática em uma escola pública estadual de Santa Cruz do Sul, considerando-se o diretor escolar? Esta investigação adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, estudo de caso através de aplicação de questionários aos professores e da análise do Projeto Político Pedagógico. Inicialmente apresentou-se uma contextualização histórica acerca da gestão escolar democrática. Em seguida, discutiu-se o perfil da liderança na gestão escolar democrática trazendo uma reflexão frente à importância do diretor ser um líder que atenda a necessidade da escola e dos docentes que nela atuam. A partir desse referencial, discute-se sobre a realidade particular da escola analisada. Como resultado, identificou-se que a gestão escolar desenvolvida não é democrática, e que há necessidade de uma gestão baseada no diálogo, que envolva todos profissionais da educação na participação e nas tomadas de decisões. Portanto, o diretor da escola precisa desenvolver princípios de liderança e agir como um verdadeiro líder que incentiva e valoriza sua equipe na construção de uma escola democrática de sucesso. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |