Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Cláudia Letícia de Castro do
dc.creatorBatista, Josiane de Mello
dc.date.accessioned2019-11-28T12:43:44Z
dc.date.available2019-11-28T12:43:44Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19058
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the work of the director of a public school in Santa Cruz do Sul / RS, in order to realize how realizes the democratic management, considering the principles of leadership. The object of study of this research was the Democratic Management School, directed by the following guiding question: How does leadership articulates the development of a democratic administration in a state school in Santa Cruz do Sul, considering the school principal? This research adopted a qualitative research methodology, case study through questionnaires to teachers and analysis of the Pedagogical Policy Project. Initially presented a historical context about the democratic school management. They then discussed the profile of leadership in democratic school management bringing a reflection opposite the importance director be a leader that meets the need of the school and the teachers who work in it. From this framework, we discuss about the particular reality of the analyzed school. As a result, it was found that the developed school management is not democratic, and that there is need for management based on dialogue, involving all education professionals in participation and in decision-making. Therefore, the school principal must develop leadership principles and act as a true leader who encourages and appreciates his team in building a democratic school success.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectEquipe diretivapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectSchool democratic managementeng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectManagement teameng
dc.subjectPedagogical-political projecteng
dc.titleA liderança na perspectiva da gestão escolar democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelo diretor de uma escola pública de Santa Cruz do Sul/ RS, a fim de perceber de que modo realiza a gestão democrática, considerando os princípios da liderança. O objeto de estudo desta pesquisa foi a Gestão Escolar Democrática, dirigida pela seguinte questão orientadora: De que modo a liderança se articula no desenvolvimento de uma gestão democrática em uma escola pública estadual de Santa Cruz do Sul, considerando-se o diretor escolar? Esta investigação adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, estudo de caso através de aplicação de questionários aos professores e da análise do Projeto Político Pedagógico. Inicialmente apresentou-se uma contextualização histórica acerca da gestão escolar democrática. Em seguida, discutiu-se o perfil da liderança na gestão escolar democrática trazendo uma reflexão frente à importância do diretor ser um líder que atenda a necessidade da escola e dos docentes que nela atuam. A partir desse referencial, discute-se sobre a realidade particular da escola analisada. Como resultado, identificou-se que a gestão escolar desenvolvida não é democrática, e que há necessidade de uma gestão baseada no diálogo, que envolva todos profissionais da educação na participação e nas tomadas de decisões. Portanto, o diretor da escola precisa desenvolver princípios de liderança e agir como um verdadeiro líder que incentiva e valoriza sua equipe na construção de uma escola democrática de sucesso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto