Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorazza, Sara Teresinha
dc.creatorGarlet, Martinha Leila
dc.date.accessioned2016-07-18T13:42:45Z
dc.date.available2016-07-18T13:42:45Z
dc.date.issued2004-05-06
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1906
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe dance is a motor ability that, now, it is present in a lot of schools being part of the contents and assuming an educational function. However, frequently, the teachers are insecure as for the method that should use so that the apprentice could be benefit in the learning and in the retention of movements of a dance choreography. The present study had as the objective to verify which of the methods, Global or Partial Progressive, is more effective on acquiring and retaining popular dancing movements. A sample of 24 children between 10 and 11 years old, participated in this survey, all of them enrolled in Elementary Public School Profª Cândida Zasso. Two groups were formed with 12 children in each. Group 1 worked with the global method and the second with the partial progressive. There were 8 practical sessions for both groups with an interval of 48 hours from one session to the other. At the end of the 8th session there was an acquisition test to verify how much the student had learnt throughout the learning process. After a 48 hours interval, without any practice, It was applied another test to verify how much the student had retained in a long-term memory. The data were analyzed through the test “t” of student in order to verify the existence of differences between groups. It was found p = - 0,576 in the acquisition test while p = - 0,463 in the retaining test. According to these results it was noticed that there is no meaningful statistical difference between the methods in the learning process of a popular dance choreography.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDança popularpor
dc.subjectDançapor
dc.subjectCoreografiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleAprendizagem de danças populares: implicações dos métodos global e parcial progressivo na aquisição e retenção de uma coreografiapor
dc.title.alternativeThe learning of a popular dance: implications of global and partial progressive methods in the acquisition and retention of choreographyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoAtualmente a habilidade motora dança está presente nas Escolas, fazendo parte dos conteúdos e assumindo uma função educativa. Porém muitas vezes o professor fica inseguro quanto ao método que deve utilizar, para que o aprendiz, seja beneficiado tanto na aprendizagem, como na retenção de movimentos de uma coreografia de dança. O presente estudo teve como objetivo, verificar qual dos métodos global ou parcial progressivo é mais eficiente na aquisição e retenção de movimentos de uma dança popular. Participaram deste estudo uma amostra de 24 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, todas matriculadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Cândida Zasso, Formou-se dois grupos com 12 crianças em cada um, sendo que o grupo 01 trabalhou com o método global e o grupo 02 trabalhou com o método parcial progressivo. Foram realizadas 08 sessões práticas de treinamento para ambos os grupos com o intervalo de 48 horas de uma sessão para outra. Ao final da oitava sessão foi realizado o teste de aquisição que serviu de base para verificar o quanto o indivíduo aprendeu durante o processo de aprendizagem. Após um intervalo de 48 horas sem realização de nenhuma prática foi aplicados o teste de retenção com o objetivo de verificar o quanto o indivíduo reteram informações na memória de longo prazo. Os dados foram analisados através da aplicação do teste “t” de student, a fim de verificar a existência de diferenças entre os grupos, sendo encontrado no teste de aquisição o valor de p= -0,576 e no teste de retenção p= -0,463. Percebe-se com estes resultados que não houve diferença estatisticamente significativa de um método sobre o outro no desempenho da coreografia de uma dança popular.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples