Ensino e aprendizagem da língua inglesa a distância
Abstract
O papel do tutor em um curso a distância é muito importante como mediador no processo pedagógico. Para que essa mediação aconteça de forma mais efetiva, é necessária uma abordagem dialógico-problematizadora. A fim de problematizar as situações dentro do ambiente, é necessário que o tutor navegue fluentemente pelas atividades e recursos do Moodle. Só assim, ele conseguirá potencializar a interação, interatividade, autonomia e colaboração, conceitos que perpassam pela prática dialógico-problematizadora. O objetivo deste estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Educacionais em Rede na linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em rede, foi de investigar como o trabalho de tutoria no ambiente virtual de ensino aprendizagem Moodle no programa E-tec Idiomas sem Fronteiras pode intervir para melhorar a interação aluno-tutor. Tendo como método o estudo de caso por meio de uma abordagem qualitativa, a obtenção dos dados envolveu os seguintes instrumentos: questionário, análise documental, diário de campo e entrevista semiestruturada. As análises de dados foram feitas por meio da análise de conteúdo, e as categorias elencadas foram: Interação e comunicação, Capacitação e Fluência Tecnológica e Modalidade de Ensino de Língua Inglesa a distância. Como resultado, ficou evidente a falta de fluência tecnológica tanto do tutor quanto do aluno em relação ao ambiente Moodle, assim como a falta de interação entre eles. Outro ponto importante destacado foi a dificuldade de tutores e cursistas em desvincular-se da modalidade presencial, ou seja, há um descrédito com relação às possibilidades de interação, criação de vínculo e de aprendizagem na modalidade a distância. Para amenizar um pouco essas questões da interação e interatividade, sugere-se integrar o uso de aplicativos móveis na prática de alunos e tutores, o que, além de possibilitar o acesso em diferentes sistemas, poderá ajudar a melhorar as habilidades orais e escritas. Como produto, propõem-se algumas diretrizes pedagógicas que podem colaborar na atuação dos tutores no desenvolvimento de suas tarefas no dia a dia da prática educacional mediada por tecnologias.
Collections
The following license files are associated with this item: