Nossa Santa Maria: um programa de educação para a participação (WEB)cidadã impulsionado pelas tecnologias educacionais em rede
Abstract
O presente estudo, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Tecnologias
Educacionais em Rede da UFSM, é abalizado no Programa Nossa Santa Maria,
focado na educação para a participação cidadã em uma faculdade privada. É
enquadrado na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede,
dentro da Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação
e Democratização da Educação. O seu propósito geral consistiu em compreender
limites e potencialidades das Tecnologias Educacionais em Rede (TER) no processo
de ensino-aprendizagem para incrementar a participação cidadã no âmbito do
referido programa. O trabalho tem sua teoria de base alicerçada em autores das
Ciências Sociais e, especificamente, da seara da TER. Metodologicamente,
perpassou pela dinâmica de investigação típica de Estudo de Caso, baseado em
aplicação de entrevistas e observação participante. A contribuição concreta é a
implementação de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA),
resultando em inovação incremental na esfera educacional do Programa Nossa
Santa Maria. As ações e diagnósticos advindos do Estudo de Caso originaram,
como produto do mestrado profissional, a elaboração de um Manual de Melhores
Práticas. Na perspectiva futura, está a viabilização do Programa Nossa Santa Maria
de forma totalmente online, com base no AVEA, já implementado e nas diretrizes
estabelecidas no Manual de Melhores Práticas. Conclusivamente, destaca-se que o
contexto da sociedade em rede impulsiona o (re)conhecimento da webcidadania
pautada em metodologias de trabalho acadêmico no tripé ensino, pesquisa e
extensão, com estrutura, ferramentas e instrumentos mediados pelas TER.
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