Um possível palco trágico para a educação: elementos e categorias Apolíneo-Dionisíacos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Fecha
2017-08-18Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER – mestrado), em sua linha de pesquisa de
Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, na área de concentração de Tecnologias
Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), buscamos desenvolver um design instrucional para
atividades do MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) da
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Para isso, trabalhamos com um referencial
filosófico, que abrange os conceitos de apolíneo e dionisíaco desenvolvidos por Friedrich
Wilhelm Nietzsche no seu livro ‘O nascimento da Tragédia’. Para a construção metodológica
da pesquisa confeccionamos uma dissertação teórica e empírica, a partir do perspectivismo,
um conceito da própria filosofia nietzschiana, pelo qual procuramos assentar nosso olhar
numa discussão inovadora no contexto da educação e seu incremento tecnológico e, com isso,
desenvolver um design instrucional contextualizado. A pesquisa mostrou que é possível essa
construção a partir da integração conceitual das duas tendências, a apolínea e a dionisíaca, nas
atividades do ambiente e, com isso, uma pretensa encenação trágica na estruturação do AVEA
MOODLE.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: