dc.creator | Kuntz, Fárida Monireh Rabuske | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T13:01:40Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T13:01:40Z | |
dc.date.issued | 2018-03-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19084 | |
dc.description.abstract | This monograph explores the participation of children in the context of content production in
digital media, and aims to comprehend how they use the space in the YouTube platform for
expression, sociability and social enhancement. After reviewing the state of the art regarding
the object of study and reflecting upon the propositions previously formulated, a theoretical
discussion on consumption, digital media, digital culture and childhood is disclosed. In the
methodological section, empirical examples of children personalities from popular YouTube
channels are presented and studied through triangulation with content and speech analyses,
aiming to justify the social phenomenon that concern this monograph. The most important
contribution of the monograph lies in the ethnographic approach, for which we observe the
interactions on the platform and approximate with some young youtubers. The obtained
results indicate the relevance of investigating the still underexplored phenomenon of internet
content produced by children, whose participation reveals traces of autonomy on the social
action, even if they are, in most cases, advised/tutored by their parents. The YouTube
platform presents itself as a tool for expanding children sociability, given that the platform
may serve as an expander and strengthener of social and family bounds. The conclusions of
this research indicate that there is social value on the activity of young youtubers. Their
practice is absolutely related to activity (and not passivity) in relation with the media, and
their meaning is in the interaction (when they like, comment, follow and search subscribers,
visualizations and likes). The discussion sheds light on the complexity of the topic, which
calls for continuity and deepening in future research. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infâncias | por |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.subject | YouTube | por |
dc.subject | Youtubers mirins | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Digital media | eng |
dc.subject | Young youtubers | eng |
dc.title | Crianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação trata da participação das crianças no contexto de produção de conteúdo em
mídias digitais, tendo o objetivo de compreender como elas usam o espaço da plataforma
online YouTube para expressão, sociabilidade e aperfeiçoamento pessoal. Após analisar o
cenário de pesquisas sobre o tema e refletir sobre o conjunto de proposições formuladas até
então, trago uma discussão teórica sobre consumo, mídias digitais, culturas digitais e
infâncias, articulando esses temas. Na parte metodológica, apresento exemplos empíricos de
crianças que estão à frente de canais no YouTube com grande número de seguidores para
justificar o fenômeno social que interessa a este trabalho, por meio de estudo de casos
múltiplos em triangulação com análise de conteúdo e do discurso. A maior contribuição do
trabalho está reservada ao momento de abordagem etnográfica, quando me aproximo das
interações que ocorrem na plataforma e de alguns youtubers mirins. Os resultados obtidos
indicam a relevância de se estudar o fenômeno ainda pouco explorado das crianças produtoras
de conteúdo na internet, cuja participação revela indícios de autonomia no agir social, ainda
que elas sejam muitas vezes tuteladas por seus pais. O YouTube também se apresenta como
uma forma de expansão da sociabilidade infantil, sendo que a plataforma pode servir para
expandir e fortalecer vínculos sociais e familiares. As conclusões desta pesquisa indicam que
há um valor social na atividade dos youtubers mirins, cuja prática está absolutamente
relacionada à atividade (e não passividade) em relação à mídia e cujo sentido está nas
interações (quando curtem, comentam, seguem e procuram inscritos, visualizações e likes). A
discussão demonstra sobretudo a complexidade do tema, que é instigante e não dispensa
continuidade e aprofundamento em pesquisas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sandra Rubia da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7169496368084935 | por |
dc.contributor.referee1 | Dalmolin, Aline Roes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7869463407801702 | por |
dc.contributor.referee2 | Girardello, Gilka Elvira Ponzi | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2379707408487136 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0039728540990354 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |