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dc.creatorKuntz, Fárida Monireh Rabuske
dc.date.accessioned2019-12-03T13:01:40Z
dc.date.available2019-12-03T13:01:40Z
dc.date.issued2018-03-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19084
dc.description.abstractThis monograph explores the participation of children in the context of content production in digital media, and aims to comprehend how they use the space in the YouTube platform for expression, sociability and social enhancement. After reviewing the state of the art regarding the object of study and reflecting upon the propositions previously formulated, a theoretical discussion on consumption, digital media, digital culture and childhood is disclosed. In the methodological section, empirical examples of children personalities from popular YouTube channels are presented and studied through triangulation with content and speech analyses, aiming to justify the social phenomenon that concern this monograph. The most important contribution of the monograph lies in the ethnographic approach, for which we observe the interactions on the platform and approximate with some young youtubers. The obtained results indicate the relevance of investigating the still underexplored phenomenon of internet content produced by children, whose participation reveals traces of autonomy on the social action, even if they are, in most cases, advised/tutored by their parents. The YouTube platform presents itself as a tool for expanding children sociability, given that the platform may serve as an expander and strengthener of social and family bounds. The conclusions of this research indicate that there is social value on the activity of young youtubers. Their practice is absolutely related to activity (and not passivity) in relation with the media, and their meaning is in the interaction (when they like, comment, follow and search subscribers, visualizations and likes). The discussion sheds light on the complexity of the topic, which calls for continuity and deepening in future research.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectYoutubers mirinspor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectYoung youtuberseng
dc.titleCrianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação trata da participação das crianças no contexto de produção de conteúdo em mídias digitais, tendo o objetivo de compreender como elas usam o espaço da plataforma online YouTube para expressão, sociabilidade e aperfeiçoamento pessoal. Após analisar o cenário de pesquisas sobre o tema e refletir sobre o conjunto de proposições formuladas até então, trago uma discussão teórica sobre consumo, mídias digitais, culturas digitais e infâncias, articulando esses temas. Na parte metodológica, apresento exemplos empíricos de crianças que estão à frente de canais no YouTube com grande número de seguidores para justificar o fenômeno social que interessa a este trabalho, por meio de estudo de casos múltiplos em triangulação com análise de conteúdo e do discurso. A maior contribuição do trabalho está reservada ao momento de abordagem etnográfica, quando me aproximo das interações que ocorrem na plataforma e de alguns youtubers mirins. Os resultados obtidos indicam a relevância de se estudar o fenômeno ainda pouco explorado das crianças produtoras de conteúdo na internet, cuja participação revela indícios de autonomia no agir social, ainda que elas sejam muitas vezes tuteladas por seus pais. O YouTube também se apresenta como uma forma de expansão da sociabilidade infantil, sendo que a plataforma pode servir para expandir e fortalecer vínculos sociais e familiares. As conclusões desta pesquisa indicam que há um valor social na atividade dos youtubers mirins, cuja prática está absolutamente relacionada à atividade (e não passividade) em relação à mídia e cujo sentido está nas interações (quando curtem, comentam, seguem e procuram inscritos, visualizações e likes). A discussão demonstra sobretudo a complexidade do tema, que é instigante e não dispensa continuidade e aprofundamento em pesquisas.por
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Rubia da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169496368084935por
dc.contributor.referee1Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869463407801702por
dc.contributor.referee2Girardello, Gilka Elvira Ponzi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2379707408487136por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0039728540990354por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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