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dc.contributor.advisorLeães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso
dc.creatorGarbini, Fernanda Zanette
dc.date.accessioned2016-07-18T15:27:06Z
dc.date.available2016-07-18T15:27:06Z
dc.date.issued2006-09
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1910
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006.por
dc.description.abstractWhen analyzing the effective educational conjuncture, is observed that the pedagogical trends praise the integral formation of the citizen for conscientious performance in the society. The present objective study to investigate the paper of the Physical Education in the development of the criticidade and autonomy of children and adolescents. Initiate with a reflection of disciplines, beyond the action of the professor in this context, searched clarifications regarding the subject. The used methodology was one analyzes fenomenologica hermeneutics, from the application of interviews to the professors of Physical Education of Basic Teach and Average Education of public and private schools of Saint Maria, observing excellent aspects of practical pedagogical as the planning, objectives, methodology and evaluation, verifying that the didactic-metodológica action promotes the criticidade and autonomy, giving credit itself that these are determinative for formation of citizens capable to intervine positively in the society, thus legitimizing the importance of the Physical Education in the series initials.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCriticidadepor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleA Educação Física como meio para desenvolver a criticidade e autonomia em crianças e adolescentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoAo analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que as tendências pedagógicas preconizam a formação integral do cidadão para atuação consciente na sociedade. O presente estudo objetiva investigar o papel da Educação Física no desenvolvimento da criticidade e autonomia de crianças e adolescentes. Iniciado com uma reflexão da disciplina, além da ação do professor neste contexto, buscou-se esclarecimentos a respeito do tema. A metodologia usada foi uma analise fenomenológica hermenêutica, a partir da aplicação de entrevistas aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Santa Maria, observando aspectos relevantes da prática pedagógica como planejamento, objetivos, metodologia e avaliação, verificando que a ação didático-metodológica promove a criticidade e autonomia, acreditando-se que estas sejam determinantes para formação de cidadãos capazes de intervir positivamente na sociedade, legitimando assim a importância da Educação Física nas séries iniciais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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