dc.creator | Rodrigues, Martiéli de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T18:23:44Z | |
dc.date.available | 2019-12-05T18:23:44Z | |
dc.date.issued | 2019-07-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19111 | |
dc.description.abstract | This master’s thesis was carried out in the Postgraduate Program in Education, in the
research line Special Education, Inclusion and Difference. It comes from the
Research Group in Special Education and Inclusion. The research problem is: how
does school management find resonance in inclusive school curriculum, producing
discursive practices for school management? Considering the question, thinking and
problematizing statements of the guiding documents of Brazilian educational policy
were the objective of this research, designed by an inclusive school curriculum that
creates, orders and mobilizes precepts of an inclusive school management. The
research goals were to understand the school as an institution that goes over time,
changing and updating itself to produce subjects; to identify elements of an inclusive
curriculum in educational policies, taking as reference Foucault studies in Brazilian
researches, which problematize the discourses of school management under the
perspective and effects of an inclusive curriculum, seeking to identify precepts for an
inclusive school management. It was possible to think and register in this research
that the educational policies of our time, considering the neoliberal rationality, denote
inclusion as a possibility, which has been the basis to the invention of school
management. Having governmentality as a tool, it was possible to construct
analytical lenses to identify precepts of school management, based on a set of
excerpts from official educational documents. The following precepts were
systematized: decentralization of management; commitment to universalization and
risk management; developing evaluation processes and risk management
methodologies; articulation of the school to a safety net; managing basic learning
needs of all; developing teacher training as a way of sharing responsibility for the
institution; developing awareness-raising strategies; and, solving problems faster,
producing the feeling that everyone is participating to decisions. From these
precepts, it is possible to say that individual and collectivity government constitute
strategies of the school management process. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matriz inclusiva | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Inclusive school curriculum | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Uma matriz inclusiva e uma gestão escolar: sujeitos e escolas em produção | por |
dc.title.alternative | An inclusive school curriculum and educational management: subjects and school under construction | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi construída no Programa de Pós-Graduação em Educação
na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença (LP3). O mesmo tem
inserção no Grupo de Pesquisa GEPE – Grupo de Pesquisa em Educação Especial
e Inclusão. O movimento de pesquisa foi dinamizado pela seguinte questão: como a
gestão escolar encontra ressonância na matriz inclusiva, produzindo práticas
discursivas para o funcionamento da maquinaria escolar? Diante da problematização
objetivou-se: pensar e problematizar enunciados, em documentos orientadores da
política educacional brasileira, desenhados por uma matriz inclusiva que inventa,
ordena, e mobilizar preceitos de uma gestão escolar inclusiva. A organização das
metas da pesquisa foi: entender a escola como instituição/maquinaria que atravessa
o tempo se modificando e se atualizando para produzir sujeitos; identificar elementos
de uma matriz inclusiva nas políticas educacionais, tomando como referência
estudos realizados, numa inspiração foucaultiana, por pesquisadores/as
brasileiros/as e problematizar os discursos da gestão escolar sob a perspectiva e os
efeitos de uma matriz inclusiva, buscando identificar ‘preceitos’ para um modo de
operação da gestão escolar inclusiva. Foi possível pensar e registrar nesta pesquisa
que as políticas educacionais do nosso tempo, considerando uma racionalidade
neoliberal que a ordena, apresentam uma matriz de experiência que é a inclusão,
que tem servido de grade de inteligibilidade para a invenção da gestão escolar. Com
a ferramenta da governamentalidade foi possível construir lentes analíticas para a
identificação de preceitos de gestão escolar, a partir de um conjunto de excertos
retirados de documentos orientadores das práticas em educação. Foram
sistematizados os preceitos: descentralização de gestão; compromisso com a
universalização e gerenciamento do risco; gestar processos de avaliação e
metodologias de gerenciamento do risco; articular a escola a uma rede de
seguridade; gerir necessidades básicas de aprendizagem de todos; gestar a
formação docente em serviço como forma de dividir a responsabilidade pela
instituição; gestar estratégias de sensibilização; e, solucionar cada vez mais rápido
os problemas, produzindo a sensação da participação de todos nas decisões.
Desses preceitos, é possível dizer que o governo do indivíduo e o governo da
coletividade se constituem como estratégias dos processos de gestão escolar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Possa, Leandra Bôer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050405469171971 | por |
dc.contributor.referee1 | Turchiello, Priscila | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5074903788038664 | por |
dc.contributor.referee2 | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1554366181630485 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1460690648891778 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |