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dc.creatorRodrigues, Martiéli de Souza
dc.date.accessioned2019-12-05T18:23:44Z
dc.date.available2019-12-05T18:23:44Z
dc.date.issued2019-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19111
dc.description.abstractThis master’s thesis was carried out in the Postgraduate Program in Education, in the research line Special Education, Inclusion and Difference. It comes from the Research Group in Special Education and Inclusion. The research problem is: how does school management find resonance in inclusive school curriculum, producing discursive practices for school management? Considering the question, thinking and problematizing statements of the guiding documents of Brazilian educational policy were the objective of this research, designed by an inclusive school curriculum that creates, orders and mobilizes precepts of an inclusive school management. The research goals were to understand the school as an institution that goes over time, changing and updating itself to produce subjects; to identify elements of an inclusive curriculum in educational policies, taking as reference Foucault studies in Brazilian researches, which problematize the discourses of school management under the perspective and effects of an inclusive curriculum, seeking to identify precepts for an inclusive school management. It was possible to think and register in this research that the educational policies of our time, considering the neoliberal rationality, denote inclusion as a possibility, which has been the basis to the invention of school management. Having governmentality as a tool, it was possible to construct analytical lenses to identify precepts of school management, based on a set of excerpts from official educational documents. The following precepts were systematized: decentralization of management; commitment to universalization and risk management; developing evaluation processes and risk management methodologies; articulation of the school to a safety net; managing basic learning needs of all; developing teacher training as a way of sharing responsibility for the institution; developing awareness-raising strategies; and, solving problems faster, producing the feeling that everyone is participating to decisions. From these precepts, it is possible to say that individual and collectivity government constitute strategies of the school management process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatriz inclusivapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectInclusive school curriculumeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleUma matriz inclusiva e uma gestão escolar: sujeitos e escolas em produçãopor
dc.title.alternativeAn inclusive school curriculum and educational management: subjects and school under constructioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação foi construída no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença (LP3). O mesmo tem inserção no Grupo de Pesquisa GEPE – Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusão. O movimento de pesquisa foi dinamizado pela seguinte questão: como a gestão escolar encontra ressonância na matriz inclusiva, produzindo práticas discursivas para o funcionamento da maquinaria escolar? Diante da problematização objetivou-se: pensar e problematizar enunciados, em documentos orientadores da política educacional brasileira, desenhados por uma matriz inclusiva que inventa, ordena, e mobilizar preceitos de uma gestão escolar inclusiva. A organização das metas da pesquisa foi: entender a escola como instituição/maquinaria que atravessa o tempo se modificando e se atualizando para produzir sujeitos; identificar elementos de uma matriz inclusiva nas políticas educacionais, tomando como referência estudos realizados, numa inspiração foucaultiana, por pesquisadores/as brasileiros/as e problematizar os discursos da gestão escolar sob a perspectiva e os efeitos de uma matriz inclusiva, buscando identificar ‘preceitos’ para um modo de operação da gestão escolar inclusiva. Foi possível pensar e registrar nesta pesquisa que as políticas educacionais do nosso tempo, considerando uma racionalidade neoliberal que a ordena, apresentam uma matriz de experiência que é a inclusão, que tem servido de grade de inteligibilidade para a invenção da gestão escolar. Com a ferramenta da governamentalidade foi possível construir lentes analíticas para a identificação de preceitos de gestão escolar, a partir de um conjunto de excertos retirados de documentos orientadores das práticas em educação. Foram sistematizados os preceitos: descentralização de gestão; compromisso com a universalização e gerenciamento do risco; gestar processos de avaliação e metodologias de gerenciamento do risco; articular a escola a uma rede de seguridade; gerir necessidades básicas de aprendizagem de todos; gestar a formação docente em serviço como forma de dividir a responsabilidade pela instituição; gestar estratégias de sensibilização; e, solucionar cada vez mais rápido os problemas, produzindo a sensação da participação de todos nas decisões. Desses preceitos, é possível dizer que o governo do indivíduo e o governo da coletividade se constituem como estratégias dos processos de gestão escolar.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee1Turchiello, Priscila
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074903788038664por
dc.contributor.referee2Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460690648891778por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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