As ações extensionistas do Instituto Federal Farroupilha como dispositivos para o desenvolvimento regional
Resumo
Os Institutos Federais enquadram-se como uma política pública educacional comprometida com a transformação e difusão de conhecimentos, capazes de modificar a vida social e estabelecer uma interação mais direta entre o setor público e a sociedade. Contudo, consolidar-se como referência em ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação profissional, científica e tecnológica em todos os níveis, além de ser um espaço coletivo que oportunize a troca de experiências e interações com a comunidade, tornam desafiadores os propósitos dessas instituições. Nesse sentido, a extensão apresenta-se como uma fundamental estratégia para os Institutos Federais, com o objetivo de integrar e articular a instituição, atores sociais e comunidade em busca do desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito da região de atuação e abrangência. Diante disso, essa proposta de estudo buscou analisar como as atividades extensionistas do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) vêm contribuindo para o desenvolvimento regional, a partir das demandas apresentadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) do Vale do Jaguari. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como método a pesquisa bibliográfica e documental, aplicada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) do COREDE Vale do Jaguari; também foram analisadas as atas das reuniões do COREDE Vale do Jaguari e os projetos de extensão do IFFAR, nos Campi Jaguari e São Vicente do Sul, a fim de identificar como as demandas sociais foram expostas por este conselho, e de que forma foram acolhidas pelo IFFAR. Os resultados deste estudo indicaram que existem lacunas em relação ao nível de interação entre o IFFAR e o COREDE Vale do Jaguari. Constatou-se a necessidade de aperfeiçoamento dos projetos de extensão executados pelos campi Jaguari e São Vicente do Sul, no sentido de identificar a origem da demanda e relacioná-la às estratégias institucionais indicadas no PDI do IFFAR e no PED do COREDE Vale do Jaguari. Do mesmo modo, identificou-se que existe uma carência de compreensão dos atores sociais, estes ocupantes de assentos de representação no COREDE Vale do Jaguari, em relação ao seu papel de representação social e a importância da atuação efetiva dos representantes das instituições de ensino no COREDE para o alinhamento das estratégias institucionais e a promoção do desenvolvimento regional. A partir desses resultados propõe-se às instituições uma série de ações voltadas para a interação institucional e identificação das demandas sociais; o aprimoramento dos projetos de extensão; e a consciência do papel de representação social.
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