dc.creator | Uecker, Taciana | |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T15:53:14Z | |
dc.date.available | 2019-12-11T15:53:14Z | |
dc.date.issued | 2019-07-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19142 | |
dc.description.abstract | This master’s thesis was developed in the Postgraduate Program in Public Policies
and Educational Management, in the research line Pedagogical Management and
Educational Contexts. It comes from the Research Group in Special Education and
Inclusion from the Federal University of Santa Maria – UFSM, Brazil. This research
aims to discuss how teachers, (re)produce discursive and non-discursive practices that
have been producing a way of saying and being of childhood and of child in the context
of an Early Childhood Education Institution, through the analysis of the teachers’
speech and writing actsin their pedagogical reports. The research problem is: how the
pedagogical reports produced by early childhood teachers, trigger some knowledge to
produce a certain type of childhood and child? Methodologically, by the analogy with
a ciranda (a Brazilian child dance characterizedbytheformationof a
circleandwhosemembers dance movingaround), withthe sieve used in Brazilian
garimpos and with the movement made by them, I sought to understand, from the
pedagogical reports produced by Early Childhood teachers, first, about the knowledges
that legitimize the way of saying about childhood and child; second, to identify how the
study and the analysis of such reports can create other ways of thinking andproducing
another perspective of saying about childhood and child indeed. The research, inspired
by the Foucault studies, operates on the rules and normality notion. From this, I
highlight three analytical units, created by me, in which I discuss this childhood and
child conception within an Early Childhood Education Institution. For this, I propose,
through reflections, other possibilities of thinking and idealizing childhood. As a product
from this master’s thesis, I propose anextension project to Early Childhood teachers
training in which it would be considered the (re)signification of childhood, taking as
reference the possibility of analyzing the contexts of its conception, and the fact that,
from social and cultural relations, sometimes, naturalized, teachers simply reproduce
the past childhood in our time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Produção da infância | por |
dc.subject | Pareceres pedagógicos | por |
dc.subject | Modos de produção da criança | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Childhoodconception | eng |
dc.subject | Pedagological reports | eng |
dc.subject | ChildConception | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | A produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The child and childhood conception: a survey by pedagogical report in early childhood education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, na linha de pesquisa Gestão
Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). O mesmo tem inserção no Grupo de
Pesquisa GEPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da
Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Esta pesquisa tem como foco mostrar
o trabalho de pensar sobre como os professores, através de seus atos de fala e de
escrita, materializados em pareceres pedagógicos, (re) produzem práticas discursivas
e não discursivas que têm produzido um modo de dizer e, por isso, de ser da infância
e da criança no contexto da instituição de Educação Infantil. O problema que
movimenta a pesquisa é: como os pareceres pedagógicos, produzidos por
professores da educação infantil, acionam alguns saberes, legitimados por eles, para
produzir determinado tipo de infância e criança? Metodologicamente, através da
analogia do cirandar, da peneira usada em garimpos e do movimento realizado por
eles, busquei (procurando vigor e rigor), pela leitura de muitos pareceres pedagógicos,
produzidos por professores da Educação Infantil, depreender deles: primeiro, uma
curiosidade, conhecer sobre os saberes que legitimam a marcar de um modo de dizer
da infância e da criança; segundo, identificar como o estudo e a analítica desses
pareceres podem produzir outros modos de pensar e, por efeito, produzir outra
perspectiva de dizer sobre a infância e a criança, no nosso tempo. A pesquisa,
inspirada nos estudos foucaultianos, opera com as noções-ferramentas de norma e
gradiente de normalidade. A partir disso, destaco três unidades analíticas, criadas por
mim, em que discuto essa produção da infância e da criança dentro de uma Escola
de Educação Infantil. Para tanto, proponho, através de reflexões, outras possibilidades
de pensar e produzir infâncias, tendo como artefato da dissertação, um projeto de
formação de professores da Educação Infantil que encare a (re) significação da
infância, tomando como referência a possibilidade de análise dos contextos de sua
produção e, do fato que, a partir das relações sociais e culturais, por vezes,
naturalizadas, acabam por simplesmente reproduzir o passado na infância em nosso
tempo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Possa, Leandra Bôer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050405469171971 | por |
dc.contributor.referee1 | Turchiello, Priscila | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5074903788038664 | por |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5996369654576945 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9050445553522704 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |