Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
Resumen
A leitura é a via de acesso para uma grande variedade de informações. A incapacidade de
aprender a ler nos primeiros anos escolares mantém a criança afastada do progresso
educacional em outras áreas do currículo escolar. O conhecimento da aquisição e
desenvolvimento das habilidades de leitura em crianças favorece a compreensão das
dificuldades do seu aprendizado. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar e
comparar o desempenho de crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental na
leitura de palavras isoladas, assim como analisar a(s) estratégia(s) usada(s) por estas crianças
na leitura. Foram avaliadas 53 crianças, 24 cursando a segunda série e 29 cursando a terceira
série, sendo 28 crianças do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades médias entre 8
e 10 anos. Todas as crianças da amostra foram submetidas à avaliação da leitura de palavras
isoladas proposta por Salles (2001). Ao final da pesquisa, a análise dos resultados obtidos
permitiu, entre outras, as seguintes conclusões: a avaliação da leitura de palavras isoladas
permitiu analisar a precisão de leitura e as características de uso das rotas de leitura nas
crianças avaliadas; na amostra estudada, apesar do predomínio do uso da rota fonológica na
tarefa de leitura foram constatadas evidências do uso da rota lexical, razão pela qual ambas as
rotas de leitura de palavras foram consideradas funcionais nas crianças avaliadas. Os
resultados encontrados são concordantes com os referenciais encontrados na literatura
consultada e caracterizam o desenvolvimento típico da leitura nas séries iniciais.
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