Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Caroline Foggiato
dc.date.accessioned2019-12-19T11:15:41Z
dc.date.available2019-12-19T11:15:41Z
dc.date.issued2019-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19181
dc.description.abstractThis study aims to investigate the repercussions of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) in teaching work, in the municipality of Santa Maria - RS, during the years of 2013 and 2016. More specifically, we looked at the PNAIC structure and dynamics within the municipal network of Santa Maria, the repercussions of the PNAIC's work on the teaching work of literacy teachers, and finally, we analyzed the articulations of the Program with the evaluation systems on a large scale. Initially, we propose that educational reforms are embedded in a broad context of social change influenced by the advance of neoliberalism as a regime of truth that alters social relations and subjectivities. Given this situation, we present the National Pact for Literacy in the Right Age as a program that aims to increase the indexes of child literacy from the qualification of literacy teachers through continuing education. We analyze the structure and dynamics of the action of the PNAIC in Santa Maria municipality considering some concepts and theorizations of Stephen Ball, Álvaro Moreira Hypolito, Dalila Andrade de Oliveira, Almerindo Janela Afonso and Gert Biesta regarding professionalism, teacher identity, performativity, managerialism, assessments and policy enactment. Methodologically, qualitative research is based on the Policy Cycle Approach, as data production instruments we used the documentary analysis of the official documents and legislations guiding the PNAIC, and semi-structured interview with 13 literacy teachers, 1 Study Advisor, 1 and the General Coordinator. To analyze the data we use content analysis. We identified that the institutional arrangement of the PNAIC allowed the diversity of interpretations and translations of the same policy in different practical contexts, according to the experience, subjectivity and expectation of each actor acted the politics. In addition, these subjects were crossed by the discourses inherent to the PNAIC and, as far as literacy teachers are concerned, we observed that politics produced new identities and professionalism, articulating collective and collaborative practices with control and performative technologies. Finally, it is concluded that the PNAIC acted in a hybrid way, since at the same time it valued the playful teaching practice, and at the same time contributed to the legitimacy of accountability and large-scale evaluation systems.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPNAICpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectAtuação de políticaspor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectEnactment policyeng
dc.titleAtuação de políticas educacionais sobre o trabalho docente: estudo do PNAIC no contexto de Santa Maria (RS) entre 2012 e 2016.por
dc.title.alternativeEducational policy enacment on teaching work: study about PNAIC in the context of Santa Maria (RS) between 2012 and 2016.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar as repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no trabalho docente, no município de Santa Maria – RS, durante os anos de 2013 e 2016. De maneira mais específica lançamos nossos olhares para compreensão da estrutura e dinâmica PNAIC no âmbito da rede municipal de Santa Maria, as repercussões da atuação do PNAIC sobre o trabalho docente das professoras alfabetizadoras, e por fim analisamos as articulações do Programa com os sistemas de avaliação em larga escala. Inicialmente propomos que as reformas educacionais estão imbricadas em uma contexto amplo de mudanças sociais influenciadas pelo avanço do neoliberalismo como uma regime de verdade, que altera as relações sociais e as subjetividades. Diante desta conjuntura, apresentamos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como um programa que tem o objetivo de aumentar os índices da alfabetização infantil a partir da qualificação das professores alfabetizadoras por meio de formações continuadas. Analisamos a estrutura e dinâmica de atuação do PNAIC no munícipio de Santa Maria considerando alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball, Álvaro Moreira Hypolito, Dalila Andrade de Oliveira, Almerindo Janela Afonso e Gert Biesta a respeito do profissionalismo, identidade docente, performatividade, gerencialismo, avaliações em larga escala e atuação de políticas. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo encontra embasamento na Abordagem do Ciclo de Políticas, como instrumentos de produção de dados utilizamos a análise documental dos documentos oficiais e legislações que orientam o PNAIC, e entrevista semiestruturada com 13 professoras alfabetizadoras, 1 Orientador de estudos, 1 formadora e a Coordenadora Geral. Para a análise dos dados empregamos análise de conteúdo. Identificamos que o arranjo institucional do PNAIC possibilitou a diversidade de interpretações e traduções da mesma política em contextos práticos diferentes, conforme a experiência, subjetividade e expectativa de cada ator atuou a política. Além disso, tais sujeitos foram atravessados pelos discursos inerentes ao PNAIC e, no que concerne às professoras alfabetizadoras, observamos que a política produziu novas identidades e sentidos de profissionalismo, articulando práticas coletivas e colaborativas com tecnologias de controle e performativas. Por fim, conclui-se que o PNAIC atuou hibridamente, visto que ora valorizava a prática docente lúdica, ora contribuía para a legitimidade da responsabilização e dos sistemas de avaliação em larga escala.por
dc.contributor.advisor1Ivo, Andressa Aita
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5435147861393098por
dc.contributor.referee1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.contributor.referee2Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007512293061299por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9411199972437725por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International