Comportamento mecânico, funcional e ambiental de misturas asfálticas porosas
Resumo
O transporte rodoviário é o principal meio de locomoção brasileiro e sabe-se ainda
que cerca de 90% das vias pavimentadas possuem concreto asfáltico como camada
de revestimento. Quando se trata de misturas a quente do tipo Camada Porosa de
Atrito (CPA), entende-se que estas são projetadas com porcentagens de vazios de
18% a 25% e utilizadas como camada de rolamento sobre revestimentos asfálticos.
Seu objetivo inicial e conhecido era promover a drenagem superficial da água nos dias
de chuva, mobilizando sua percolação para as sarjetas de drenagem. Porém, este
revestimento também vem sendo estudado em virtude do seu comportamento ligado
a redução de ruídos. O ruído de tráfego resulta do acúmulo de emissões sonoras de
todos os veículos, embora este seja oriundo de várias fontes que resultam da soma
do funcionamento do motor, sistema de escape e da interação pneu/pavimento. As
duas primeiras fontes de ruído afetam principalmente em baixas velocidades,
enquanto que em velocidades acima de 40 km/h o ruído da interação pneu/pavimento
é predominante. O ruído ambiental é um dos principais fatores que prejudicam à
saúde, sendo a segunda maior causadora de doenças, perdendo apenas para a
poluição do ar. Os pavimentos silenciosos são uma alternativa para atenuar a geração
e propagação do ruído. O objetivo principal deste estudo é desenvolver uma avaliação
mecânica, funcional e ambiental da CPA. A metodologia utilizada nos experimentos
em laboratório segue os procedimentos definidos por normas para os ensaios de:
resistência à tração, módulo de resiliência, desgaste cântabro, condutividade
hidráulica, vazios comunicantes, ensaio uniaxial e triaxial de carga repetida, módulo
dinâmico uniaxial e do coeficiente de absorção acústica, através do tubo de
impedância. Estes foram realizados com base em um plano de amostragem, a fim de
se avaliar o comportamento mecânico e funcional das misturas porosas. As medições
de NPS (Nível de Pressão Sonora) foram feitas através do método de passagem e
também avaliações de NPS em relação as bandas de oitava e a variação pista seca
x pista molhada. Também in loco foram feitas verificações de ATR (Afundamento em
Trilha de Roda), IRI (International Roughness Index), macrotextura, microtextura e
drenabilidade. A partir das avaliações pode-se verificar, nos pavimentos em CPA
deste trabalho, que seu comportamento ligado redução de ruídos ao longo do tempo
se mantém constante, com reduções próximas a 6 dB (A), semelhantes aos
pavimentos silenciosos utilizados internacionalmente. Em uma análise ligada ao ATR,
a CPA apresentou deformações menores a 7mm (limite da ANTT) mesmo para
trechos com mais de 15 anos de abertura ao tráfego, demonstrando seu bom
comportamento também em relação a este parâmetro.
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